html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Os Melhores de 2007.

A idéia de listas e TOPs é algo bem comum. Quase todo mundo faz um top pessoal dos melhores filmes que assistiu nos cinemas, ou no ano. A Zingu! certamente não está sendo original. Nossas revistas colegas tendem a fazer um balanço também. Pensei em fazer isso pelo caráter da revista. A Zingu! não fala sobre estréias e lançamentos. O quesito atualidade não é nosso foco, e sim, o do resgate. Mas isso não faz com que deixemos de acompanhar as estréias, os festivais, os lançamentos em dvd. Podemos não ser assíduos, porém tentamos nos manter atualizados. Os tops são uma forma de mostrar uma opinião geral da revista. Uma forma de contrastar com as outras revistas de diferentes linhas editoriais, por que não?

2007 foi um ano de grandes filmes, e de ótimos lançamentos em dvd. Nos cinemas, gente de peso aportou. Clint Eastwood veio em dose dupla, com duas diferentes visões da batalha de Iwo Jima. Resnais falou da solidão. Friedkin voltou num thriller psicológico, com péssima campanha publicitária no Brasil. Diretores renomados lançaram seus novos filmes, como Woody Allen, Giuseppe Tornatore, David Lynch, Eduardo Coutinho, Claude Chabrol, Milos Forman entre outros. Isso sem esquecer os novos talentos. E os filmes polêmicos? Tropa de Elite foi um estrondoso sucesso de bilheteria, mas a crítica acabou se dividindo. E teve os reais divisores de água: Baixio das Bestas, Babel, Maria Antonieta, O Cheiro do Ralo...

Em nossa votação, muita coisa ficou de fora. Foram 326 estréias, porém só 64 filmes foram mencionados. Alguns foram pouco lembrados, outro nem isso foram. Filmes de peso, que arrancaram muitos elogios mundo afora: Zodíaco, Lady Chatterlay, Em Paris, Os Donos da Noite, Pro Dia Nascer Feliz, A Casa de Alice, Mutum, Em Busca da Vida, Escola do Riso, Infância Roubada, Santiago, Viagem a Darjeeling.

Quando falamos nos lançamentos em dvd, devemos congratular uma distribuidora em particular. A Versátil continua lançando os mais diversos clássicos do cinema mundial. Zurlini, Truffaut, Murnau, Sganzerla... A Lume surgiu querendo fazer barulho, mas os planos não foram concretizados. Divulgaram um calendário que incluía quase vinte lançamentos e só cumpriu seis. Estamos ainda a esperar Eraserhead e Pai e Filha. Quem fez bonito também foi a Europa Filmes, como se tivesse ressurgido das cinzas – como a Versátil fez anos atrás -, lançando diversos títulos de Wim Wenders e de Eric Rohmer. É a Europa também que está lançando os Filmes do Estação, tais como Bom Dia, Noite e Desejo e Obsessão. Nesse ano também tivemos importantes lançamentos nacionais: além de O Bandido da Luz Vermelha, tivemos várias chanchadas da Atlântida, filmes da Ana Carolina, produções do Carlo Mossy, Guerra Conjugal, entre outros títulos.

Critérios: Foi pedido a cada um dos nove integrantes da revista que fizesse duas listas pessoais e em ordem de preferência. Para as estréias, uma lista com 15 filmes, e para os lançamentos em dvd, uma de 5. Como base para as estréias, foi-se utilizada a compilação das estréias semanais comerciais nos cinemas do estado de São Paulo. Para os lançamentos em dvd, foi-se utilizado a lista disponibilizada no site da 2001 Video, descartando os filmes que estrearam comercialmente nos cinemas a partir de 2006. Filmes exclusivos para locação não foram considerados. Só foram consideradas as coleções que tiveram seu lançamento em Box. Isso explica o fato de Wim Wenders e Eric Rohmer não estarem na lista final. A diversidade dividiu os votos. O mesmo ocorreu com a Coleção Valerio Zurlini, mas como está disponível num único Box, seus votos foram somados. A colocação de cada filme respeita duas somas: primeiramente, a soma de votos – ou seja, em quantas listas ele foi mencionado; para desempate, foi utilizada a soma da pontuação equivalente à posição na lista – 1º recebeu 15 pontos para estréia e 5 para lançamento em dvd, 2º recebeu 14 e 4, 3º, 13 e 3, e assim por diante.

Os nove colaboradores votaram na lista de estréias, enquanto que sete na de lançamentos em dvd.

Após a apuração, e com o resultado final em mãos, pedi a alguns colaboradores um mini-texto para se colocar junto aos cinco primeiros colocados em Estréias, e aos dois primeiros colocados em Lançamento em DVD.

Divirtam-se com os resultados finais e com as listas individuais.

Gabriel Carneiro








<< Capa