html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Carta ao leitor.

Um Tal Rodrigo Montana

A atual situação do Centro de São Paulo é verdadeiramente infeliz. Patrimônios culturais do povo paulista estão apodrecendo aos poucos. Salas de cinema históricas como o Art Palácio, por exemplo, continuam exibindo filmes de sexo explícito. Era essa mesma sala onde estreou “O Cangaceiro” de Lima Barreto e onde um tal de Mazzaropi lançou todas as suas fitas.

Os políticos de direita, centro e esquerda não estão muito preocupados. Véspera de eleições, todos parecem estar realmente preocupados em suas candidaturas, o tempo na televisão e como iludir mais eleitores. Mas ainda existem grandes e bravos brasileiros cujo caráter é grande e que não desistem nunca.

Homens como o cineasta Coriolano Rodrigo Montana. Sem nenhum dinheiro, sem amigos nos grandes órgãos de imprensa e na política, Rodrigo organizou a fantástica Associação São Paulo, a Cidade e o Cinema, que defendem os antigos cineastas da Rua do Triunfo. Conseguindo manter em horário comercial um pequeno (mas genial) escritório na Rua dos Andradas, no coração da Boca. Já por esse motivo, ele já merecia um diploma e o título de “cara do ano ou da década”.

Enquanto muitos defendem o tal projeto Nova Luz, achando que os políticos que odeiam São Paulo possam fazer algo pelo nosso centro velho, Rodrigão organizou a mostra “Cinema no Triunfo”. Após anos de batalhas e mais batalhas, ele conseguiu o apoio da Regional da Sé e da CET e finalmente conseguirá fechar a rua para exibir filmes gratuitamente. “Vai ser como antigamente, como era feito no interior. Eles passavam um filme para diversas pessoas nas pracinhas das cidades, próximo das igrejas centrais”, afirma ele.

O evento irá durar o mês inteiro de agosto. Mas a previsão do organizador é durar mais tempo. “Depois faremos a mostra durante mais meses e fecharemos a rua do Triunfo. Faremos o calçadão da fama como Hollywood. Já pensou? Personalidades como David Cardoso, Tarcísio Meira e tantos outros assinando o calçadão. Aqui voltará a ser a Broadway de São Paulo!”.

Durante o mês de agosto, a famigerada Rua do Triunfo ficará fechada durante todos os domingos. Irão ocorrer shows musicais, eventos esportivos e ás 18 horas uma grande sessão de cinema. No dia 03, ocorrerá uma homenagem a comediante Dercy Gonçalves com a exibição do filme “A Grande Vedete” chanchada de Watson Macedo. No dia 10, será exibido um episódio da mitológica série “Vigilante Rodoviário”, o primeiro seriado nacional que teve grande sucesso nos anos 60 com a presença do ator Carlos Miranda. No terceiro domingo do mês, dia 17, será a vez do “D´Gajão Mata Para Vingar” de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. No dia 24, será “O Grande Xerife”, comédia do comediante Mazzaropi. E finalmente, no dia 31, o filme “No Rancho Fundo” de Osvaldo “Carcaça” de Oliveira.

Esse editorial é dedicado a Coriolano Rodrigo Montana. Uma homem de 68 anos de batalhas pelo cinema nacional.

ZINGU! APÓIA A MOSTRA “CINEMA NO TRIUNFO”, PROGRAMAÇÃO:

Na Rua do Triunfo, na antiga Broadway Paulistana, todos os domingos de agosto com shows musicais, esportes e ás 18h cinema:
DIA 03- “A Grande Vedete” com Dercy Gonçalves
DIA 10- “Vigilante Rodoviário” de Ary Fernandes com presença de Carlos Miranda
DIA 17- “D´Gajão Mata Para Vingar” de José Mojica Marins com presença do autor da trilha sonora Martins Neto
DIA 24- “O Grande Xerife” de Pio Zamuner com presença do próprio cineasta
DIA 31- “No Rancho Fundo” de Osvaldo de Oliveira




<< Capa