html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Carros Inesquecíveis

Por Matheus Trunk

DKW Candango (1958-1962)

A marca DKW chegou ao Brasil trazida pela Vemag no começo dos anos 60. Seu modelo carro-chefe foi o DKW Belcar e teve também a famosa e fantástica perua Vemaguete. A marca alemã trouxe muitos avanços pra iniciante indústria automobilística nacional: três cilindros, motor de dois tempos e de três eixos, entre outros. Uma grande revolução a época, o que causou grande susto entre os mais conservadores. Naquele início dos anos 60, novas estradas estavam sendo projetadas pelo interior do país, já que uma nova capital estava surgindo no meio do Planalto Central do Brasil: Brasília.

O desbravamento da nação tinha de ser feito por um jeep rápido e forte. No segmento já existiam o Jeep Willys e mesmo o fantástico Toyota Bandeirante. A Vemag ficou louca para projetar um modelo ideal para não deixar as concorrentes dominar o mercado e continuarem faturando alto. Para obter seu próprio jeep, a Vemag recorreu ao modelo alemão Munga-4, que acabou sendo trazido para o Brasil. Inicialmente, seu nome brasileiro foi Jipe DKW-Vemag, mas logo percebeu-se que o nome não pegava.O novo nome escolhido foi um bem brasileiro: Candango, em homenagem aos construtores da nova capital do país.

Inicialmente, todos os modelos Candango que saiam das fábricas tinham tração permanente 4x4. Porém, quando se viu que o público consumidor não desejava isso, novas alterações foram feitas no jipinho. A tração foi para o tradicional 4x2.

Além dessa nova alteração o chamado Candango 2 trouxe ainda freio de estacionamento nas rodas traseiras e mesmo uma redução de preço grande (de Cr$ 634.800,00 para 576.800,00). Mas a versão original com tração inteira poderia ser adquirido se encomendado.

Novas alterações foram feitas ainda para o Candango-4 e mesmo novas variações do veículo (como o Praiano lançado especialmente para atividades no litoral) foram lançadas e amplamente divulgadas pela mídia. Porém, nenhuma das alterações conseguiu incrementar as vendas do Candango.

A DKW ficaria famosa mesmo pelo Belcar. Outros modelos, como o Candango permanecem para colecionadores e aficionados. Foram fabricados ao todo, 7.848 unidades deste simpático e raro jipinho, cujo projeto foi abandonado por sua fábrica ainda na primeira metade dos anos 60.



<< Capa