html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Carta ao leitor.
É engraçado como as coisas saem ao contrário do que planejamos: principalmente no cinema brasileiro. Aliás, dá pra fazer um dossiê justamente somente sobre imprevistos no nosso cinema.

Quando encontrei Ivan Cardoso pela primeira vez (praticamente sem querer) na Mostra, fiquei pensando: “Devo me aproximar ? Falar com ele e tudo mais ?”. Bem, mal sabia eu como falar com esse cineasta e que ele seria nossa edição de dezembro.

O dossiê sobre ele, apresenta quase toda a obra, o abordando da maneira que mais pudemos explorar desse mestre do terrir. Ainda há um artigo especial do grande crítico já falescido Jairo Ferreira falando sobre Ivan e sua obra. Essa edição é dedicada a esse grande diretor, que além do talento, me tratou extremamente bem. Além de grande cineasta, uma grande pessoa, a ele minha dedicação dessa edição de dezembro.

Na elaboração desse dossiê, tivemos enormes problemas. Muitos colaboradores tiveram problemas pra participar. Creio que é normal, afinal quando trabalhamos em equipe isso sempre aconteça. Mas mais do que a ninguém, devo dedicar esse primeiro ano de Zingu! a todos que colaboraram conosco.

Em primeiro lugar, a meus amigos colaboradores, todos eles: Gabriel Carneiro, Sérgio Andrade, Andrea Ormond, Marcelo Carrard, Daniel Salomão Roque e Melody Westenra. E aos especiais também: Eduardo Aguilar (o cara mais paciente do mundo) e Fernando Roveri.

São todos amigos pessoais, aos quais me ajudaram muito nessa caminhada, sejam por elogios ou críticas. São grandes sujeitos, que me possibilitaram ter a honra e a glória de fazer meu sonho se tornar realidade: levar a vocês um pouco do meu amor pelo cinema brasileiro.

A Zingu! teve em suas primeiras três edições, muitas qualidades e muitos defeitos. Creio que 2007, está aí para podermos nos dedicar mais a você amigo leitor. Agradeço também a você, que apesar das minha falta de conhecimento cinematográfico e falta de diplomas; pelos inúmeros erros de português e tudo mais acreditou em mim e na minha trupe nessa jornada.

Aos leitores, amigos, colaboradores, inimigos e canalhas: um feliz 2007. Estaremos lá trazendo mais amor pelo cinema.

Abraços a todos e felicidades gerais a todos,

“Eu vou renuciar a tudo
Já não me iludo
Vou ficar sozinho.
Eu vou seguir a minha vida
Minha nova trilha, meu próprio caminho.
Eu vou mostrar pra todo mundo
Que eu ainda sou eu
E você que me desprezou, que me maltratou
Você já me perdeu
Agora chega de você, chega de você
Não quero mais sofrer”

Trecho da música “Chega de Você” interpretada pelo “gigante da canção”, Nelson Ned de autoria do próprio Nelson Ned com a compositora Rosângela.

Observação: eu podia botar trecho de Goethe e tudo mais e bancar de intelectual, mas felizmente (ou infelizmente) eu nunca li e sinceramente não tive tempo pra Dostoivisky, James Joyce e tudo mais. Depois que descobri J.B. Tanko, Victor Lima e Aurélio Teixeira, fiquei assim...E agora que descobri Salvador do Amaral, Hideo Nakayama e Francisco Ravagnoli (Padre)...Fique pior ainda ! Mas de qualquer forma, abraços e feliz 2007.

Matheus Trunk,
“O filho espiritual do David Cardoso” Marcelo Carrard
“O Samuel Wainer da nova geração” Andrea Ormond
Editor-chefe da Zingu!
Em 2007: mais Zingu e mais gigantes ! Contra a canalhice e elitismo cultural travestido de esquerdismo ! Cinema popular ao povo do Brasil.



<< Capa