html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Carta ao leitor.

É uma alegria muito grande ver outro exemplar da Zingu! no ar. Ainda mais quando podemos falar um pouco mais de cinema e vida de maneira corajosa e inovadora.

Nesse alegre mês de fevereiro, trazemos luz de um dos autores mais injustiçados que o cinema nacional conheceu: LUIZ GONZAGA DOS SANTOS. Além de ter sido assistente de direção do mestre Jean Garret em três filmes, Gonzaga dirigiu dois dos mais criativos e originais filmes que o cinema paulista já conheceu: PATTY, A MULHER PROIBIDA e ANÚNCIO DE JORNAL.

Pra quem gosta das nossas longas e divertidas entrevistas, essa com esse importante realizador é absolutamente imperdível em um depoimento inédito e revelador.

Como os zingunianos não param, pode-se se interar dos grandes (e esquecidos) subgêneros cinematográficos, aqui inaugurados pelo nosso tradicional colaborador Marcelo Carrard sobre os filmes WIP (Women In Prison).

Também é de elevada importância o especial Carlos Motta, que dá uma pequena homenagem a esse grande crítico paulista falescido no último dia 3 de janeiro. Motta, além de ter sido o mais fiel herdeiro do mestre Biáfora, ainda foi crítico do “O Estado de São Paulo” por 24 anos consecutivos (1965-89). Ele se notabilizou sempre pela postura independente, o conhecimento enciclopédico e por defender a implantação de uma indústria cinematográfica no nosso país. Sua morte foi apenas nota dos grandes jornais. Nenhuma revista de cinema sequer citou seu nome ou está realmente preocupada com os críticos paulistas.

Mas mais uma vez Zingu! sai na frente, elaborando esse especial Motta com três artigos que tentam remontar um pouco a vida e a obra desse importante jornalista. Destaco o escrito pelo amigo Sérgio Andrade, que acompanhou durante diversos anos os textos de Motta. Trazemos ainda um texto do próprio crítico falando um pouco sobre a função do jornalismo cinematográfico, do cinema e duma indústria cultural no Brasil. Absolutamente obrigatório pra quem gosta de textos inteligentes e bem escritos.

Mas não é só isso: no Musas Eternos temos a bela presença da vestal Pam Grier, que esteve presente em longas como “Jackie Brown” de Quentin Tarantino. Uma crítica interessante sobre um dos maiores filmes japoneses de todos os tempos “O Homem do Riquixá”, Coluna Estranho Encontro com o clássico “A Meia Noite Levarei a Sua Alma”, Anti-Musas com a tão esperada Daniela Cicarelli e sempre as tradicionais colunas da revista, sempre com a mesma equipe de colaboradores e pesquisadores.

Um fevereiro de alegrias,
Matheus Trunk.
Editor-chefe da Zingu!



<< Capa