html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
RUÍDO
MÚSICA DE VERDADE.

MARVIN GAYE - WHAT'S GOING ON

Por Raphael Carneiro

No início da década de 70, Marvin Gaye era um dos maiores hitmakers da gravadora norte-americana Motown, e um dos mais importantes nomes da Soul Music. Dono de uma voz aveludada e sexy, e postura de palco apaixonante, se incomodava por não poder falar a respeito dos assuntos políticos que ferviam na época, uma imposição do dono da Motown e seu sogro, o folclórico Berry Gordy. Berry Gordy dizia que "a música é feita para divertir, não para fazer pensar", e Gaye discordava absolutamente dessa afirmação. Como ele poderia ignorar o fato da Guerra do Vietnã estar correndo solta, presenteando os EUA diariamente com sacos de cádaver contendo seus jovens destroçados? Como esquecer que já naquela época a natureza estava sendo destruída de maneira completamente absurda? Devia ele então, fechar os olhos ao preconceito racial, aos abusos sexuais, a porbreza, ao maus tratos a veteranos de guerra?

O que ninguém esperava em 1971 era que o sex-simbol Gaye fosse rasgar o verbo contra a política e a guerra, dando de presente para nós o maior dos libelos pacifistas em forma de música, um dos clássicos definitivos da Soul Music e uma obra que ainda hoje não perdeu o poder de choque, e que envelheceu de maneira maravilhosa e digna. Mas não foi tão fácil para Marvin conseguir lançar sua extravagância sonora, principalmente devido a "ignorância" de Gordy, que não queria gravar um disco com mensagens pacifistas e políticas, insistindo que o mesmo seria um fracasso. Lógico que estava absolutamente enganado. Marvin bateu o pé, ameaçando inclusive abandonar a gravadora, o que fez com que Gordy, receando perder a galinha dos ovos de ouro, cedesse.

O single "What's Going On" é considerado hoje, por especialistas a grande obra- prima da Soul Music, e foi lançado oficialmente em janeiro de 1971. Em março do mesmo ano, Marvin já tinha o disco completo, que revolucionou não só pela mensagem pacifista inédita na Motown, mas também por ser o primeiro disco conceitual de R'n'B, vindo de uma gravadora que até o momento, primava apenas pelo lançamento de singles e amontoado de compactos. O disco mostra bem a turbulência interior de Marvin, bem como seu talento nato de compor melodias que ficam na nossa cabeça. O instrumental do disco é simples comparado com as produções anteriores da Motown, mas paradoxalmente é mais rico. É um instrumental mais étnico, mais negro, e que lançou as bases inclusive para o Rap.

Diz a lenda que todas as melodias do disco foram assobiadas por Marvin, e mais tarde passadas para os instrumentos, algo digno do grande gênio Brian Wilson. Difícil apontar um destaque em um álbum tão perfeito e homogêneo, mas se fosse escolher apenas uma, certamente ficaria com "What's Happening Brother", dona de uma melodia inconfundível. "What's Going On" foi uma ousadia notável de um artista consagrado, e que influenciou de maneira irreversível toda música negra que foi feita após ele.

O disco é considerado hoje um dos melhores de todos os tempos, e é presença certa em qualquer top 10 que se preze. Se ainda não ouviu, está perdendo!

Em 1984, Marvin seria covardemente assassinado por seu próprio pai, na véspera de seu aniversário de 45 anos. Imagino o que ele estaria dizendo hoje, se não tivesse sido precocemente privado de expor suas opiniões sempre ousadas e sensíveis.



<< Capa