html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Carta ao leitor.
Saindo do aterrorizante, provocativo e cabalísitico número sete, Zingu! chega ao oito com uma possível maioridade. Pra completar dar mais brilho a essa publicação, chamamos Edu Janks, um dos maiores críticos do país para dar seu depoimento.

Janks possuiu durante anos a sessão “Nosso Cinema” na revista Big Men Internacional, divulgando filmes da Boca. Nos anos 80, ele acompanhou de perto diversos momentos da indústria cinematográfica da Rua do Triunfo.

Por isso, além de chamá-lo para uma divertida e interessante entrevista, nós publicamos ainda alguns textos originais dele. São documentos duma história cinematográfica ainda não registrada pelos meios oficiais. Pela primeira vez em sua carreira, o crítico foi reconhecido por algum meio de imprensa.

Nós, da Zingu!, nos orgulhamos muito de dar espaço em nossas páginas a um dos maiores nomes do jornalismo cultural brasileiro underground e precursor da nossa publicação. Parte dos textos foram cedidos pelo próprio jornalista. Outra por Gio Mendes, célebre pesquisador, que também nos passou o contato do crítico.

Mas como não ficamos só em Bocas e Becos, finalmente neste número o leitor poderá ver a estréia Gabriel Carneiro se declarando no Musas Eternas. A escolhida dele foi a sua musa número 1, Nicole Kidman.

Também neste maio, as moças Melody Westerna e Andrea Ormond estréiam novas colunas. Melody resolveu dar um tempo em sua bem-sucedida coluna “Anti-musas” para iniciar uma interessante coluna de livros “Zingu! Books”. Leiam o texto e comprovem o talento dela. Já Andrea, deixando de lado a “Estranho Encontro”, produz a partir desse número a sensível coluna “Crônicas”.

Mas como Zingu! também é feita de marmanjos, não se esqueça de conferir Marcelo Carrard decifrando os disco movies. Esse subgênero fez grande sucesso na segunda metade dos anos 70 e início dos 80. O incansável editor do Mondo Paura ainda teve tempo pra falar do clássico “El Topo” em sua já célebre sessão Cinema Extremo.

Se tiverem tempo amigos, pra afinar os ouvidos nada melhor que ver mais uma vez o fantástico Domingos Ruiz Júnior falando da inesquecível Marlene, uma das cantoras brasileiras mais adoradas em todos os tempos.

Menino Maluquinho, A Última Sessão de Cinema, quadrinhos, música estrangeira de qualidade, Coluna do Biáfora, entre outros completam mais uma edição da nossa revista.

Muita tubaína a todos vocês,
Matheus Trunk,
Editor-chefe da Zingu!



<< Capa