html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Carta ao leitor.

Mais uma vez tenho que narrar como foi elaborada mais uma edição dessa revista eletrônica. Talvez alguns se surpreendam com o dossiê e mesmo com o colaborador especial do mês. Pois amigos, vamos por partes, já que como diria Adelino Moreira, “a minha história é vulgar, mas algo fica provado”.

Eu admiro diretores e críticos ditos “acadêmicos” como Carlos Coimbra, Walter Hugo Khouri ou mesmo Rubem Biáfora. Mas isso não me impede de admirar críticos e diretores como Rogério Sganzerla, Carlão Reichenbach e mesmo Jairo Ferreira.

Sempre soube que as pessoas que mais admiram e que mais fizeram por este porta voz do Cinema Marginal, tinham uma série de divergências e idéias diferentes das minhas. Mesmo assim, chamei o Juliano Tosi, da revista Paisà e do blog Cinema de Invenção, para nos ajudar nesse mês.. Não somente ele deu uma informativa entrevista a nós, como ainda selecionou e enviou alguns artigos tidos como perdidos e praticamente inéditos do crítico paulista. Provando sua amizade com a Zingu!, Juliano escreveu um interessante texto sobre um dos curtas de Jairo. Outro, sobre “O Guri e os Guris” foi assinado por Gabriel Carneiro.

Imperdível é o texto de Eduardo Aguilar faz sobre Jairo, seu grande ídolo com quem conviveu pessoalmente.

O subgêneros obscuros é assinado por Sergio Andrade. Não perdendo tempo, este célebre cinéfilo não perdeu a chance de homenagear a extraordinária Alvamar Taddei no Musas Eternas. Eu somente fiquei triste porque não fui eu quem escreverá sobre ela. Mesmo assim tenho plena certeza que Serjão caprichou em mais uma de suas gloriosas contribuições a revista do cinema, especialmente o paulista.

Mas não é só isso por junho. Recomendo a todos que confiram o texto/perfil que Filipe Chamy fez a seu ídolo, ninguém mais, ninguém menos que François Truffaut. Já Marcelo Carrard, preferiu falar sobre Joe D´Amato na Cinema Extremo dessa edição.

A única notícia ruim do mês ficou por conta de Andrea Ormond, que infelizmente não será mais colaboradora fixa da revista. Presa ao trabalho, estágio e faculdade, a escritora e melhor amiga do cinema brasileiro, não poderá mais ser vista com a mesma freqüência que esteve em nossas páginas. Mesmo assim amigo leitor, lembre-se que ela mantém o excelente blog Estranho Encontro.

Nem tudo é como queremos. Esperamos desde já a volta dela a publicação. Aguardem o número 10 de Zingu!, será uma edição especial.

Excelente mês!

Matheus Trunk
Editor-chefe da Zingu!



<< Capa