html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
SUBGÊNEROS OBSCUROS...

Crianças Assassinas

Por Marcelo Carrard

O Universo Infantil e seus desdobramentos mais difundidos como os Contos de Fadas, sempre tiveram o onipresente elemento do Horror oculto em subtextos, imagens, olhares, cantigas de roda e na perturbadora “Inocência Cruel das Criancinhas”. Quem nunca se referiu a um menino muito levado como “Capetinha”? Ao mesmo tempo a face inocente que domina esse mundo impede uma visão da verdadeira configuração do Mal em seres de aparência tão frágil e angelical. A arte, a literatura e um do seus mais importantes desdobramentos: o Cinema, explorou esse universo de maneira bastante significativa em filmes clássicos como OS INOCENTES e O ILUMINADO. Mas a conexão com o ato de matar, onde a perversão se configura na presença de homicidas em fase pré-escolar criou um assustador subgênero dentro do Horror Cinematográfico: os filmes com Crianças Assassinas.

Como ponto de partida temos na filmografia de Dario Argento uma forte subversão do Universo Infantil como fonte de criaturas assustadoras que compensam a pouca idade com muita perversão. Em Prelúdio Para Matar aka Profondo Rosso, já temos em cena duas imagens absolutamente perturbadoras: em primeiro lugar vemos a cena do menino segurando a faca ensangüentada com a cantiga infantil ecoando de fundo como trilha-sonora de antecipação da morte. Depois vemos a menina diabólica com sorriso perverso que indica para o personagem de David Hemmings onde fica a casa abandonada. Dois momentos geniais dessa Obra-Prima do Mestre Argento. Já em Phenomena vemos o menino monstruoso que é fruto de uma traumática experiência da psicótica personagem de Daria Nicolodi. Mãe e filho, unidos pelo desejo de matar, em meio ao seu esconderijo que oculta uma piscina de vísceras e corpos em decomposição sendo devorados por vermes.

Outra produção interessante é The Village of the Damned aka A Aldeia dos Amaldiçoados, que recebeu duas versões cinematográficas, sendo a segunda dirigida por John Carpenter. A história do grupo de crianças loirinhas e de uma frieza assustadora que nascem em uma cidadezinha americana tem grandes momentos e sua capacidade de destruição através de poderes telepáticos recebeu uma interessante paródia em um episódio de Os Simpsons, onde as crianças de Springfield, após verem um filme escondidas dos adultos justamente com a mesma trama de A Aldeia dos Amaldiçoados são punidas e para se vingarem espalham os segredos dos habitantes de Springfield pelo rádio. Claro que os segredos de Homer Simpson são os mais divertidos.

Ainda no cinema norte-americano podemos destacar a presença do menininho loirinho de CEMITÉRIO MALDITO aka PET SEMATARY, interpretado por Mike Huges. As cenas em que ele volta do mundo dos mortos com uma lâmina afiada nas mãos são assustadoras, sendo mais assustador o que ele faz com a tal lâmina nos adultos que cruzam seu caminho. Uma produção anterior porém, foi mais longe mostrando o horror provocado por dois gêmeos: um vivo e um morto, interpretados por Chris e Martin Udvornoky em A INOCENTE FACE DO TERROR. A cena em que o “gêmeo mal” joga um rato em cima de uma velhinha cardíaca que justamente tinha pavor dos tais roedores é antológica.

Claro que não poderia esquecer de nosso querido Damien de A PROFECIA. O mais famoso Filho do Coisa-Ruim de toda a História do Cinema de Horror. Nas duas versões sua marca registrada fica em seu olhar gélido que esconde uma crueldade sem limites. A seqüência do triciclo onde ele empurra a mãe para uma queda quase mortal é uma das coisas mais assustadoras que já foram filmadas até hoje, principalmente na primeira versão dos anos 70. Mas não podemos esquecer de outra representação do mal vinda da Itália dos anos 60. A menininha fantasmagórica de OPERAZIONE PAURA aka KILL BABY, KILL, de Mario Bava. Seu risinho aterrador e sua visão na janela, além de sua bola quicando são marcas antológicas do Cinema de Horror. Essa mesma menina é citada por Fellini em seu episódio de HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS na representação do Diabo na forma de uma menininha brincando com sua bola. Scorsese usou justamente a figura de uma angelical menina para também representar o demônio em A Ultima Tentação de Cristo, numa assumida citação a menina fantasmagórica de Mario Bava.

Da Ásia chegam várias dessas figurinhas aterradoras configuradas como crianças que buscam sua vingança do além-túmulo. A “Menina do Poço” da série O CHAMADO é a mais popular e consegue ser uma figura medonha tanto na versão original japonesa quanto nos remakes norte-americanos. Mas meu favorito absoluto e o Menino-Gato TOSHIO da série JU ON aka THE GRUDGE, esse moleque realmente é muito assustador e seus ataques são sensacionais, em ambas as versões do filme. Esse grupo de crianças-fantasma vindas do Japão são realmente únicas. Outro interessante exemplar fantasmagórico é o menino de espírito vingativo do filme espanhol A ESPINHA DO DIABO que recentemente recebeu uma interessante releitura vinda da Tailândia e lançada diretamente em DVD no Brasil com o título de DORM.

Dos muitos exemplos desse subgênero temos como maior destaque a polêmica produção espanhola de Ignácio Ibañez Serrador QUIEN PUEDE MATAR A UM NIÑO? que no início dos anos 70 causou escândalo e sofreu uma severa perseguição da censura sendo lançada em sua versão completa apenas recentemente em DVD. O filme é um dos mais atmosféricos de todos os tempos e mostra um casal em férias que chega a uma ilha onde só encontram crianças, os adultos estão desaparecidos e tudo é vazio e silêncio até o momento em que as tais crianças começam a mostrar sua verdadeira face em cenas inacreditáveis de violência e perversão. No Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre de 2006, onde esse filme foi exibido, um dos espectadores lançou o seguinte comentário:” Parece A NOITE DOS MORTOS-VIVOS, só que com crianças no lugar dos Zumbis”. Brilhante definição, nem tenho mais o que acrescentar...




<< Capa