html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net

Musas Eternas...
PORQUE O QUE É BOM, É ETERNO...

Asia Argento

Por Marcelo Carrard

O encontro do Mestre do Horror Cinematográfico: Dario Argento, com a atriz Daria Nicolodi, gerou duas Obras-Primas do Cinema Fantástico: Profondo Rosso aka Prelúdio para Matar e Suspiria. Porém, outra produção dos dois gerou desdobramentos muito interessantes: a filha de ambos: ASIA ARGENTO. Nascida em Roma, em 20 de setembro de 1975, essa virginiana chegou ao mundo em meio a borbulhante carreira cinematográfica dos pais e tios. Crescendo em meio ao mundo das produções cinematográficas italianas e viajando com o famoso pai, era inevitável que essa bela morena com sangue italiano e brasileiro, se tornasse uma atriz. O sangue da avó paterna Elda Luxardo, famosa fotógrafa brasileira, lhe deu o charme maroto das meninas brasileiras, que misturam uma sensualidade latente com um ar de doce inocência perversa. Os olhos de Asia Argento dizem mais do que mil palavras e ela sabe usar seu olhar como poucas atrizes. Seu primeiro grande momento foi em uma produção do pai: A CATEDRAL, dirigida por Michele Soavi, onde surge como transgressora imagem de uma “Lolita” estilizada em meio a uma trama de forte acento gótico. Sua performance no filme foi marcante e a cena final com seu rosto iluminado de azul já a coloca em uma galeria de grandes personagens do Cinema Fantástico.

Ela sempre soube fazer boas escolhas como atriz, participando de filmes de diversos gêneros. Além de participar de Demons 2, foi como protagonista em um filme do pai: TRAUMA, que aos 17 aninhos revelou pela primeira vez ao mundo sua nudez, em uma cena de rara beleza onde desnuda seus belos seios. Com essa imagem quase sacra ela inicia uma carreira marcada pela expressão máxima de sua sensualidade e conquista uma legião de ardorosos fãs mundo afora. Em outros dois filmes do pai: A Síndrome de Stendhal e O Fantasma da Ópera, suas performances transbordam erotismo. No primeiro filme além de sua personagem encenar fortes seqüências de estupro, é instaurada uma atmosfera de ambigüidade sexual. No segunda ela protagoniza tórridas cenas de sexo ao lado do ator Julian Sandz, como a obsessão do solitário e apaixonado fantasma da Ópera de Paris. A nudez de Asia sempre surge com uma naturalidade muito forte, ela é naturalmente sensual, sem culpas e sem censuras.

Com coragem e personalidade ela encanta os fãs atuando em vários idiomas. Como se não bastasse, ela ainda encarou o papel de Diretora e Roteirista em produções muito autorais e transgressoras: SCARLET DIVA e o polêmico e incompreendido MALDITO CORAÇÃO, um grande filme onde ela também aparece como protagonista feminina, em uma trama que mistura Pedofilia, Travestismo, Drogas e surrealistas elementos de Horror Extremo. Ao mesmo tempo, sua versatilidade fica muito clara ao atuar na superprodução TRIPLO X.

Recentemente ela participou de filmes muito importantes de dois jovens autores. O primeiro foi Maria Antonieta, a recriação neobarroca de Sofia Coppola para o Mito maior da monarquia francesa, onde encarna a poderosa Condessa Du Barry. O segundo foi o poético Road Movie existencial TRANSYLVANIA do talentoso diretor francês Tony Gatlif, onde atua em inglês, francês e italiano em uma performance grandiosa, com certeza a melhor de toda sua carreira até agora. Mas não podemos esquecer de sua aparição muito especial em TERRA DOS MORTOS, onde atua como apocalíptica heroína em um filme do grande amigo de seu pai: o Mestre George Romero.

Agora ela está no filme que fecha a “Trilogia das Mães” de seu pai Dario Argento, com LA TERZA MADRE, um dos filmes mais esperados de todos os tempos pelos fãs do Cinema Fantástico. Sua beleza rara, sua famosa tatuagem no ventre, seus cabelos negros e principalmente seus olhos, fazem de Asia Argento uma feiticeira que encanta uma legião de fãs com sua magia intensa que em seus mistérios interiores consegue enfeitiçar os espectadores levando-os para as profundezas de seu mundo de sonhos que conduzem ao seu Jardim das Delícias...


FILMOGRAFIA DE ASIA ARGENTO:

Mother of Tears: The Third Mother (2007)
Une vieille maîtresse (2007)
Go Go Tales (2007)
Boarding Gate (2007)
Transylvania (2006)
Marie Antoinette ((2006)
Live Freaky Die Freaky (2006)
Terra dos Mortos aka Land of the Dead (2005)
Cindy: The Doll Is Mine (2005)
Últimos Dias aka Last Days (2005) .... Asia
Milady (2004) (TV)
Maldito Coração aka The Heart Is Deceitful Above All Things (2004)
The Keeper (2004)
Starring (2003)
Ginostra (2002)
Triplo X aka xXx (2002)
La Sirène rouge(2002)
Cães da Noite aka Les Morsures de l'aube(2001)
Assenzio, L' (2001)
Loredasia (2000)
Les Misérables (2000) (minisérie TV)
Scarlet Diva I2000)
Tua lingua sul mio cuore, La (1999)
O Fantasma da Ópera aka Fantasma dell'opera, Il (1998)
B. Monkey (1998)
New Rose Hotel (1998)
Viola bacia tutti(1998)
Sindrome di Stendhal, La(1996)
Compagna di viaggio(1996)
Cielo è sempre più blu, Il (1995)
A Rainha Margot aka Reine Margot, La (1994)
Perdiamoci di vista! (1994)
DeGenerazione (1994)
Trauma (1993)
Condannato a nozze (1993)
Amiche del cuore, Le (1992)
Palombella rossa(1989)
A Catedral aka Chiesa, La (1989)
Zoo (1989)
Demons 2 aka Demoni 2 (1986)
Sogni e bisogni (Série de TV) (1985)




<< Capa