html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Que história espera seu fim lá embaixo?
Por Matheus Trunk

Roberto Carlos em Detalhes, de Paulo César de Araújo

O livro-reportagem é um dos gêneros literários dos mais difíceis e árduos. A pesquisa histórica, acarreta uma série de dificuldades que muitas vezes acaba deixando a leitura superficial e distante dos personagens retratados.

Isso não aconteceu com o jornalista e historiador Paulo César de Araújo neste “Roberto Carlos Em Detalhes”. Baiano de Vitória da Conquista, Araújo mergulhou na vida do rei Roberto de maneira apaixonada, fazendo o livro de um fã para seu ídolo. Consultou desde obras obrigatórias da historiografia musical nacional até as revistas de fofoca mais sem-vergonhas como “Amiga”, “Intervalo”.

Pesquisador incansável, Araújo falou com todos. Não desprezou nem mesmo os técnicos de som dos primeiros discos de Roberto aos tropicalistas Gilberto Gil e Caetano Veloso. Até mesmo o recluso bossa-novista João Gilberto, deu seu depoimento ao incansável autor que reuniu 250 entrevistas para realização do livro.

A obra de Paulo César, não precisa ser lido de maneira literal, já que seus capítulos não são complementares. Todos tratam é verdade do mito capixaba Roberto Carlos Braga, que se viu ídolo primeiro da Jovem Guarda e depois de todo o Brasil.

Nada explica o ato de proibição e de Censura pelo rei. Roberto não foi zoado ou desprezado pela obra e sim homenageado. Pena que infelizmente RC pareceu não entender nada disso e cometeu um ato autoritário e grosseiro. Paulo César de Araújo merece louros por suas mãos calejadas e cansadas por não poder publicar em definitivo seu projeto de vida.

Essa pequena resenha é na verdade, uma homenagem a ele e a tantos pesquisadores brasileiros que muitas vezes não puderam publicar livremente seus trabalhos.




<< Capa