html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Zingu!NEWS
Por Matheus Trunk e Gabriel Carneiro

FRASE PHODA
“Xuxa pecou e está arrependida”
Mara Maravilha, sobre a participação da “rainha dos baixinhos” no filme “Amor, Estranho Amor” de Walter Hugo Khouri (MT)

CONTRACAPA DE LP
“Sentimos a necessidade de incluir alguns números “Standard” do Cancioneiro Nacional, como nossa homenagem aos compositores que tão bem sabem ou souberam compor música do agrado do grande público e assim esperamos que “Eu Preciso Aprender a Ser Só” dos irmãos Valle, “Cadeira Vazia” de Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves, “Silêncio” de Bide e Marçal e “Apogeu” de Herivelto Martins e Cícero Nunes, tragam de volta, momentos que marcaram uma época tanto nossa como dos aficionados em geral, lembranças muito caras para todos e para cada um de nós em particular”.
Clóvis Mello
Contracapa do LP “Meia Hora de Amor” de Carlos Alberto lançado originalmente em 1976 pela gravadora Soma (Som Livre) (MT)

VENEZA CONSAGRA ANG LEE E BRIAN DE PALMA
Em sua 64º edição, o Festival de Veneza consagrou o realizador Ang Lee que com o longa “Sie Jie” (nos EUA “Lust Caution”) levou o Leão de Ouro de melhor filme. Foi a segunda vez que o diretor asiático levou o prêmio, já concedido anteriormente a ele por “O Segredo de Brokeback Mountain” em 2005. Ao receber o troféu, Lee o dedicou ao cineasta sueco Ingmar Bergman, morto recentemente.

O americano Brian de Palma levou pra casa o Leão de Prata de melhor direção por “Redacted”, que trata da Guerra do Iraque.

Confira os outros vencedores:

Melhor ator: Brad Pitt, por “The Assasination of Jesse James by The Coward Robert Ford”

Melhor atriz: Cate Blanchett, por “I Am Not There”

Prêmio Marcello Mastroianni de (ator/atriz revelação): a francesa Hafsia Herzi por “La Graine at La Mute”

Leão de Ouro Especial pelo conjunto da obra: Nikita Mikhalkov

Melhor roteiro: Paul Laverty por “It´s a Free World” de Ken Loach

Melhor fotografia: Rodrigo Prieto por “Sie Jie”

Melhor estréia: “La Zona” de Rodrigo Plá

Leão de prata de melhor curta:
“Dog Altogether” de Paddy Considine

Melhor estréia em curtas-metragens: “Liudy iz Kamnya” de Leonid Rybacov

Mostra Horizontes (“novas tendências”): “Sügisball” de Veiko Õunpuu

Mostra documentário: “Wuyong” de Jia Zhang-ke
(MT)

MORRE MÁRIO CARNEIRO
Destacado profissional do Cinema Novo, excelente fotógrafo e infelizmente diretor de um filme único (“Gordos e Magros”), Mário Carneiro morreu no último dia 3 de setembro, aos 77 anos no Rio de Janeiro. Em virtude da grandeza de um personagem como ele, o próximo dossiê da Zingu!, de novembro será dedicado a ele. (MT)

31ª MOSTRA INTERNCAIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO
Em sua 31ª edição, um dos dois maiores festivais de cinema do Brasil começa dia 19 de outubro, e vai até 1º de novembro. Contando com diversos nomes do cinema mundial, e ainda com poucas informações divulgadas no site oficial, sabemos de poucas coisas confirmadas, como a exibição do ganhador da Palma de Ouro de 2007 4 meses, 3 semanas e 2 dias. Duas retrospectivas serão vistas nesse ano: a do queridinho Jia Zhang-ke e a de Jean Paul Civeyrac.

Algumas coisas confirmadas no blog da Folha Ilustrada.
Site oficial: http://www.mostra.org/

Mas nada se compara à exibição exclusiva do novo filme de José Mojica Marins, fechando a trilogia do Zé do Caixão, iniciada em 1963 com À Meia-Noite Levarei Sua Alma. Eis Encarnação do Demônio. (GC)



André Sigwalt/Divulgação

PS.: (Nota do editor - 14/10) Infelizmente o filme do Mojica não consta no site da Mostra. O filme só deve chegar mesmo em fevereiro.




<< Capa