Musas Eternas...
PORQUE O QUE É BOM, É ETERNO...
LAURA GEMSER
Por Marcelo Carrard
A Ilha de Java na Indonésia povoa o imaginário dos homens por suas histórias míticas, seu denso exotismo e seus vulcões eternamente ativos. Das pedras de lava banhadas pelo mar azul as espumas fizeram brotar uma Divindade de pele negra/dourada, uma ninfa selvagem e misteriosa com olhos de pantera e cabelos longos, negros e lisos de sereia. Se toda lenda tem um nome, a bela divindade javanesa possui um: Laura Gemser, a eterna Black Emanuelle...
Nascida em 5 de outubro de 1950, seu nome verdadeiro é Laurette Marcia Gemser. Com uma mistura inusitada da beleza negra com a asiática, seu biotipo explodiu em sensualidade nas telas quando estrelou a produção italiana EMANUELLE NERA aka BLACK EMANUELLE, 1975, dirigida por Bitto Albertini, usando pseudônimo de Albert Thomas. As locações exóticas assumem grande força nesse filme onde as cenas de sexo são até inocentes para os padrões de hoje, mas na época eram muito intensas. A fetichista “sessão de fotos” na selva e o encontro da Black Emanuelle com um grupo de atletas em um trem são alguns dos momentos memoráveis do filme sublinhado pela trilha sonora cafonérrima e genial de Nico Fidenco. Gemser havia participado anteriormente de EMANUELLE 2, sequência oficial do clássico com Sylvya Kristel. Em Black Emanuelle Gemser assume o posto de protagonista absoluta interagindo inclusive com os rituais de tribos africanas mostrados no filme.
Em seguida Laura Gemser participou de várias produções feitas em menos de um ano até que em 1976 ela teve o encontro definitivo com aquele que a tornaria uma Musa Eterna do Cinema Erótico e Exploitation Europeu: JOE D’AMATO. No filme EVA NERA aka BLACK COBRA, vemos Gemser atuando ao lado do lendário ator norte-americano Jack Palance em uma trama repleta de erotismo, mistério e intensa atmosfera onde surgem em cena várias serpentes usadas em performances delirantes. Em um curto espaço de tempo Laura Gemser e Joe D’Amato abalariam as estruturas do Cinema com duas obras absolutamente extremas e polêmicas: a mistura de sexo explícito, bizarrices e gore extremo: EMANUELLE IN AMERICA e o absurdo filme exploitation sobre canibais amazônicos EMANUELLE AND THE LAST CANNIBALS.
Mesmo participando de produções de Joe D’Amato com cenas de sexo-explícito, Laura Gemser nunca protagonizou nenhuma dessas cenas, sempre encenando cenas de sexo simulado, muitas vezes com belas mulheres para o delírio dos fetichistas de plantão. Em EROTIC NIGHTS OF THE LIVING DEAD ela protagoniza uma espécie de divindade vodu e castra um incauto em cena durante o Blow Job, encenação semelhante ao início do filme PAPAYA, também de D’Amato. Ela percorreu vários subgêneros do Cinema Expolitation. Protagonizou o sensacional SISTER EMANUELLE, de Giuseppe Vari, um Nunexploitation clássico e obrigatório lançado em 1977, além de bizarros filmes WIP, como VIOLENZA IN UM CARCERE FEMMINELE aka VIOLENCE IN A WOMAN’S PRISON, 1982, dirigido pelo genial bagaceira BRUNO MATTEI, onde Gemser atuou ao lado do marido GABRIELLE TINTI. Da sua longa colaboração com Joe D’Amato não podemos esquecer de sua marcante participação e L’ALCOVA, 1984, uma Obra-Prima do Cinema Erótico Europeu.
A filmografia de Laura Gemser é vasta e marcada pela força de sua imagem aliada aos subgêneros exploitation produzidos em larga escala na Itália dos anos 70 e início dos 80. Essa passagem pelo cinema tornou-a uma figura Cult por excelência. Após a morte do marido em 1991 a Musa resolveu se afastar dos holofotes e se dedicar ao design de roupas vivendo discretamente na Itália até hoje. Suas muitas encarnações da Emanuelle Nera povoam até hoje o imaginário de uma crescente legião de fãs. A cena em que ela sai das águas do rio em Emanuelle and the Last Cannibals é um resumo perfeito de sua força mitológica de Musa Eterma...
Filmografia de Laura Gemser:
Nascida em 5 de outubro de 1950, seu nome verdadeiro é Laurette Marcia Gemser. Com uma mistura inusitada da beleza negra com a asiática, seu biotipo explodiu em sensualidade nas telas quando estrelou a produção italiana EMANUELLE NERA aka BLACK EMANUELLE, 1975, dirigida por Bitto Albertini, usando pseudônimo de Albert Thomas. As locações exóticas assumem grande força nesse filme onde as cenas de sexo são até inocentes para os padrões de hoje, mas na época eram muito intensas. A fetichista “sessão de fotos” na selva e o encontro da Black Emanuelle com um grupo de atletas em um trem são alguns dos momentos memoráveis do filme sublinhado pela trilha sonora cafonérrima e genial de Nico Fidenco. Gemser havia participado anteriormente de EMANUELLE 2, sequência oficial do clássico com Sylvya Kristel. Em Black Emanuelle Gemser assume o posto de protagonista absoluta interagindo inclusive com os rituais de tribos africanas mostrados no filme.
Em seguida Laura Gemser participou de várias produções feitas em menos de um ano até que em 1976 ela teve o encontro definitivo com aquele que a tornaria uma Musa Eterna do Cinema Erótico e Exploitation Europeu: JOE D’AMATO. No filme EVA NERA aka BLACK COBRA, vemos Gemser atuando ao lado do lendário ator norte-americano Jack Palance em uma trama repleta de erotismo, mistério e intensa atmosfera onde surgem em cena várias serpentes usadas em performances delirantes. Em um curto espaço de tempo Laura Gemser e Joe D’Amato abalariam as estruturas do Cinema com duas obras absolutamente extremas e polêmicas: a mistura de sexo explícito, bizarrices e gore extremo: EMANUELLE IN AMERICA e o absurdo filme exploitation sobre canibais amazônicos EMANUELLE AND THE LAST CANNIBALS.
Mesmo participando de produções de Joe D’Amato com cenas de sexo-explícito, Laura Gemser nunca protagonizou nenhuma dessas cenas, sempre encenando cenas de sexo simulado, muitas vezes com belas mulheres para o delírio dos fetichistas de plantão. Em EROTIC NIGHTS OF THE LIVING DEAD ela protagoniza uma espécie de divindade vodu e castra um incauto em cena durante o Blow Job, encenação semelhante ao início do filme PAPAYA, também de D’Amato. Ela percorreu vários subgêneros do Cinema Expolitation. Protagonizou o sensacional SISTER EMANUELLE, de Giuseppe Vari, um Nunexploitation clássico e obrigatório lançado em 1977, além de bizarros filmes WIP, como VIOLENZA IN UM CARCERE FEMMINELE aka VIOLENCE IN A WOMAN’S PRISON, 1982, dirigido pelo genial bagaceira BRUNO MATTEI, onde Gemser atuou ao lado do marido GABRIELLE TINTI. Da sua longa colaboração com Joe D’Amato não podemos esquecer de sua marcante participação e L’ALCOVA, 1984, uma Obra-Prima do Cinema Erótico Europeu.
A filmografia de Laura Gemser é vasta e marcada pela força de sua imagem aliada aos subgêneros exploitation produzidos em larga escala na Itália dos anos 70 e início dos 80. Essa passagem pelo cinema tornou-a uma figura Cult por excelência. Após a morte do marido em 1991 a Musa resolveu se afastar dos holofotes e se dedicar ao design de roupas vivendo discretamente na Itália até hoje. Suas muitas encarnações da Emanuelle Nera povoam até hoje o imaginário de uma crescente legião de fãs. A cena em que ela sai das águas do rio em Emanuelle and the Last Cannibals é um resumo perfeito de sua força mitológica de Musa Eterma...
Filmografia de Laura Gemser:
Tenera storia, Una 1992
Any Time, Any Play 1989
High Finance Woman 1989
Amore sporco 1988
Top Model 1988
Riflessi di luce 1988
Delizia 1987
Interzone 1987
Pomeriggio caldo 1987...,
Voglia di guardare 1986...
Piacere, Il 1985...
Alcova, L' 1984...
Endgame - Bronx lotta finale 1983
Emanuelle fuga dall'inferno 1983...
Déchaînement pervers de Manuela, Le 1983...
Love Is Forever 1983...
Horror Safari 1982...
Violenza in un carcere femminile 1982...
Ator l'invincibile 1982...
Caligola: La storia mai raccontata 1982...
Belva dalle calda pelle, La 1982...
The Bushido Blade 1981...
Todesgöttin des Liebescamps, Die 1981...
Murder Obsession (Follia Omicida) 1981...
Notti erotiche dei morti viventi, Le 1980...
Porno Esotic Love 1980... Collections privées 1979...
Periscopio, El 1979
Laura's Desires 1979
Mavri Emmanouella, I 1979
Voglia di donna 1978
Mujer de la tierra caliente, La 1978...
Via della prostituzione, La 1978...
Exit 7 1978
Infermiera di campagna, L' 1978...
Emanuelle e gli ultimi cannibali 1977...
Emanuelle - Perché violenza alle donne? 1977... ...
Suor Emanuelle 1977...
Emanuelle in America 1977...
Voyage of the Damned 1976
Velluto nero 1976...
Eva nera 1976...
Emanuelle nera: Orient reportage 1976...
Due superpiedi quasi piatti, I 1976...
Spiaggia del desiderio, La 1976...
Voto di castità 1976...
Emanuelle nera 1975...
Emmanuelle 2 1975...
Amore libero - Free Love 1974
Delizia 1987
Interzone 1987
Pomeriggio caldo 1987...,
Voglia di guardare 1986...
Piacere, Il 1985...
Alcova, L' 1984...
Endgame - Bronx lotta finale 1983
Emanuelle fuga dall'inferno 1983...
Déchaînement pervers de Manuela, Le 1983...
Love Is Forever 1983...
Horror Safari 1982...
Violenza in un carcere femminile 1982...
Ator l'invincibile 1982...
Caligola: La storia mai raccontata 1982...
Belva dalle calda pelle, La 1982...
The Bushido Blade 1981...
Todesgöttin des Liebescamps, Die 1981...
Murder Obsession (Follia Omicida) 1981...
Notti erotiche dei morti viventi, Le 1980...
Porno Esotic Love 1980... Collections privées 1979...
Periscopio, El 1979
Laura's Desires 1979
Mavri Emmanouella, I 1979
Voglia di donna 1978
Mujer de la tierra caliente, La 1978...
Via della prostituzione, La 1978...
Exit 7 1978
Infermiera di campagna, L' 1978...
Emanuelle e gli ultimi cannibali 1977...
Emanuelle - Perché violenza alle donne? 1977... ...
Suor Emanuelle 1977...
Emanuelle in America 1977...
Voyage of the Damned 1976
Velluto nero 1976...
Eva nera 1976...
Emanuelle nera: Orient reportage 1976...
Due superpiedi quasi piatti, I 1976...
Spiaggia del desiderio, La 1976...
Voto di castità 1976...
Emanuelle nera 1975...
Emmanuelle 2 1975...
Amore libero - Free Love 1974