html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Carta ao leitor.

Sempre é bom iniciar um ano com o pé direito. Para este janeiro de 2008, nós da revista Zingu!, iniciamos dessa maneira. Como tema principal, preparamos uma ousadia tão forte que surpreenderemos até o leitor mais fiel. Quem diria, que após quinze edições teríamos força para realizar uma edição dupla, com dois dossiês: grandes musas da Boca e Jodorowsky.

O primeiro, que vai comover todos os fãs do cinema da rua do Triunfo foi feito de maneira extremamente caprichada. Além de depoimentos exclusivos sobre as musas de gente importante como Alfredo Sternheim, Guilherme de Almeida Prado e Luiz Gonzaga dos Santos, temos a colaboração extraordinária do genial poeta Diniz Gonçalves Júnior. Ele fez um soneto para cada uma das musas presentes, de maneira inspirada e apaixonada. Por favor irmãos leitores, confiram o resultado !

Sempre destacamos nessa publicação o cinema brasileiro. Porém, como janeiro é um mês especial, Filipe Chamy, Marcelo Carrard e Daniel Salomão Roque uniram forças para fazer inicialmente um especial sobre o diretor Jodorowsky. Com o tempo, o especial ganhou força e atenção de diversos leitores e mesmo de outros colaboradores. E tudo se consagrou quando os moços conseguiram uma entrevista exclusiva de Jodo para a nossa Zinguzinha.

O amigo de todas horas Sergio Andrade, vendo a riqueza desta nossa nova e impecável edição, elaborou um Musas Eternas especialíssimo sobre a francesa Isabelle Huppert. Realmente amigos, 2008 está somente se iniciando e nós, que somos a Portuguesa de Desportos do jornalismo cultural brasileiro, já estamos com a corda e a caçamba.

Quero aqui abrir um parênteses: a Zingu! apóia a iniciativa e a briga da Apaci (Associação Paulista de Cineastas) pelo aumento de dias de exibição de filmes brasileiros nas salas de cinema. Os exibidores devem ser sim, pressionados pra que a nossa cultura seja exibida para o público. Lembrem-se bravos cineastas tupiniquins: devemos fazer filmes para serem vistos, e não pra ninguém entender e ganhar prêmios.

Matheus Trunk
Editor-chefe da Zingu!



<< Capa