html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Carta ao leitor.

Neste ensolarado fevereiro, a Zingu! chega fresquinha em dose quase cavalar. Nesta edição, temos o dossiê grandes musas da Boca, parte 2. Será a vez de homenagearmos outras grandes atrizes do cinema paulistano, completamente esquecidas e que foram muito famosas no final da década de 70 e início dos 80. Essa foi a vez de Zilda Mayo, Neide Ribeiro, Vanessa Alves, Alvamar Taddei, Claudete Joubert e Misaki Tanaka. Os depoimentos exclusivos sobre elas foram dados por gente séria e competente como Alfredo Sternheim, Conrado Sanchez, David Cardoso, José Adauto Cardoso e Rubens da Silva Prado. Não dispensamos também os poemas de Diniz Gonçalves Júnior, o poeta oficial da Zingu!. Para os fanáticos de Zaíra Bueno, Sandra Graffi, Zélia Martins, Sônia Garcia, Suely Aoki, Maristela Moreno, entre outras: fiquem calmos ainda faremos a série “outras musas da Boca” em futuras edições.

Pra não ficar somente em São Paulo, conseguimos uma colaboração completamente inspirada e especial do jornalista mineiro Adilson Marcelino. Lá de Minas, ele manda o Musas Eternas dessa edição, homenageando a “Wilson Grey de saias”, Zezé Macedo. Vale a pena ler amigos, afinal Marcelino sabe tudo de cinema nacional, é ele quem edita o fantástico site Mulheres do Cinema Brasileiro.

O incansável Gabriel Carneiro, que nunca dorme no ponto, elaborou uma votação de toda a nossa equipe para a escolha dos melhores filmes do ano, tanto nos cinemas como nos lançamentos em DVD. Eu também fiz a minha listinha. Confiram.

Como não podia ser diferente, também não passei em branco e fiz o Subgêneros Obscuros dessa edição com os Brazilian naziexplotation movies. Pra quem quer conhecer mais dessa estranha faceta da cinematografia tupiniquim, vale a pena. Também assino a entrevista dessa edição com Beto Ismael, cinéfilo e editor do indispensável blog Pornochancheiro. Ismael é câmera de comerciais e trabalhou com gente como Alfredo Sternheim,Conrado Sanchez, Jean Garret, entre outros.

Os costumeiros colaboradores de sempre, mandaram grandes textos também. Marcelo Carrard declarou sua admiração pelo cinema oriental de gênero; Sergio Andrade mandou mais um texto histórico de Rubem Biáfora; Filipe Chamy comentou a cinematografia européia; Melody Westerna recomendou mais um excelente livro; David Salomão Roque resgatou outro personagem esquecido dos quadrinhos. Não menos importante é a opinião de Eduardo Aguilar que assinou sua lista dos melhores filmes de 2007.

Feliz carnaval,

Matheus Trunk
Editor-chefe da Zingu!



<< Capa