html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Melhores Lançamentos em DVD

1º. Coleção Valerio Zurlini.
composto por Verão Violento, A Moça com a Valise e A Primeira Noite de Tranquilidade.
Itália/França, 1959/1961/1972, Versátil Home Vídeo.
4 votos, 14 pontos. (3 votos, 10 pontos para A Moça com a Valise/ 1 voto, 4 pontos para A Primeira Noite de Tranquilidade)

O mercado de distribuição de filmes no Brasil, tanto nos cinemas, quanto em DVD, ainda possui muitas lacunas a serem preenchidas. Com a notícia da chegada ao Brasil dos filmes do Mestre Valério Zurlini em DVD, uma dessas lacunas foi preenchida. O Cinema de Zurlini é repleto de emoções singulares, luzes, cores e sombras inesquecíveis e um olhar autoral ao mesmo tempo afiado e de grande poder de diálogo com o espectador. Esse Cineasta italiano de rara sensibilidade cinematográfica nunca teve o reconhecimento merecido da "Grande Crítica" da época. Seu seleto grupo de admiradores era composto por críticos europeus que o colocavam entre os grandes autores do Cinema Italiano dos anos 60 e início dos 70. No Brasil, seu maior admirador entre os críticos era o saudoso Rubem Biáfora, e entre os cineastas nosso querido Carlão Reichenbach. O popular crítico de cinema Rubens Ewald Filho elogia muito o trabalho de Zurlini em seu longo e importante depoimento que aparece como extra no DVD da Obra-Prima A Moça com a Valise. Zurlini é um autor que merece ser descoberto e reverenciado pelas novas gerações de cinéfilos, com certeza. (Marcelo Carrard)

2º. Coleção As Aventuras de Antoine Doinel, de François Truffaut.
composto por Os Incompreendidos, Beijos Proibidos, Domicílio Conjugal e O Amor em Fuga.
França, 1959/1968/1970/1978, Versátil.
3 votos, 15 pontos. (1 votos, 5 pontos para a Coleção/ 1 voto, 5 pontos para Domicílio Conjugal /1 voto, 5 pontos para Os Incompreendidos)

A saga de Antoine Doinel não é apenas o resumo cronológico de determinadas situações vivenciadas pelo personagem mais famoso de François Truffaut; é uma jornada de descobrimentos, a começar pelo primeiro filme da série, Os incompreendidos, que tanto é a apresentação do pequeno anti-herói como a confirmação da existência de um grande diretor. Em Antoine e Colette, o já estabilizado cineasta mostra as dores do primeiro amor, o que pode ser encarado também como os sofrimentos que são próprios da entrada na vida adulta. Beijos proibidos revela, com humor e ternura, a singeleza da vida e das paixões, com um Antoine mais calmo e esperto, vivido, após deixar o exército e as lembranças — é nesse filme que conhecemos Christine, futura sra. Doinel em Domicílio conjugal, obra que homenageia Tati, Lubitsch e o próprio cinema. O amor em fuga fecha o ciclo, ao mostrar Antoine escritor e com pendências com o passado. A distribuidora Versátil finalmente supriu essa tenebrosa lacuna no mercado brasileiro, ao dar à luz o imprescindível box com todas as cinco aventuras, pérolas do lirismo cinematográfico, com suas cores e sentimentos por vezes melancólicos, mas sempre agradáveis e marcantes. (Filipe Chamy)

3º. O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla.
O Bandido da Luz Vemelha, Brasil, 1968, Versátil.
3 votos, 8 pontos.

4º. O Desprezo, de Jean-Luc Godard.
Le Mépris, França/Itália, 1963, Universal.
2 votos, 5 pontos.

5º. Pacto de Sangue, de Billy Wilder.
Double Idemnity, EUA, 1944, Versátil.
2 votos, 4 pontos.

Menção Honrosa: Coleção Eric Rohmer
composto por A Árvore, o Prefeito e a Mediateca; A Carreira de Suzanne/A Padeira do Bairro; A Colecionadora; A Marquesa D'O; A Mulher do Aviador; Amor à Tarde; As 4 Aventuras de Reinette e Mirabelle; Conto da Primavera; Conto de Verão; Conto de Outono; Conto de Inverno; Minha Noite com Ela; Noites de Lua Cheia; O Amigo da Minha Amiga; O Joelho de Claire; O Raio Verde; O Signo do Leão; Pauline na Praia; Um Casamento Perfeito.
Europa Filmes.



<< Capa