html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Carta ao leitor.

Dizem por bem ou por mal, que o ano só começa para os brasileiros em março. Pois, se o ano começa só agora para a Zingu!, estamos começando com tudo. Nessa edição, qualquer pessoa pode verificar isso: caprichamos ao máximo tentando fazer vocês conhecerem mais sobre o cinema de São Paulo.

Dezoito também não é um número muito confiável. Mas mesmo assim, tentamos inovar trazendo no dossiê e entrevista ninguém mais ninguém menos que Galileu Garcia. Esse simpático e inteligente senhor me recebeu em sua casa no bairro do Paraíso, em São Paulo, para batermos um papo sobre um único assunto: cinema. E em matéria de cinema, Galileu Garcia é uma verdadeira autoridade. Com apenas 22 anos, tornou-se assistente de direção da mais importante companhia cinematográfica do cinema brasileiro: a Vera Cruz. Amigo pessoal do grande Lima Barreto (1906-1982), Galileu esteve no set de clássicos como “O Cangaceiro”. Abrindo o baú com exclusividade para a Zingu!, o cineasta recordou os velhos tempos, contou várias histórias sobre os bastidores da nossa cinematografia e até comentou o tão falado “Tropa de Elite”..

O amigo Marcelo Carrard completa aniversário e dá presentes para os amigos leitores: comenta as películas realizadas sobre palhaços assassinos. Se você não dorme bem a noite, por favor não leia a subgêneros obscuros desse mês. E de quebra Carrard resgata na Cinema Extremo um dos mais interessantes e marginais realizadores americanos: Russ Meyer. Eu li linha por linha, juntamente com a minha companheira de todas as horas: uma garrafa de tubaína.

Mas abri novas garrafas quando chegou a vez de ler o especial sobre “Vertigo” do Alfred Hitchcock. Além de uma resenha esperta assinado pelo amigo Filipe Chamy, de quebra conseguimos trechos de uma entrevista que o mestre de suspense comenta essa grande obra-prima. Pra quem é fã de carteirinha do cineasta de “Uma Janela Indiscreta”, ele ainda está na Coluna do Biáfora.

O irmão Ailton Monteiro quase que morre para participar dessa edição. Não, não! Ele não tomou guaraná Jesus. Sendo convidado para fazer o Musas Eternas criou-se um impasse terrível: Natalie Wood, Kim Novak, Cássia Kiss. Várias autoridades foram consultadas. Chamou-se o Padre Quevedo e até o Henry Cristo. Mas Ailton que é um cearense porreta, escolheu por fim Jennifer Connely e realizou um trabalho fenomenal. O pagamento dele ainda ficamos devendo. Mas Ailton tem bom coração e entende que este pobre editor gasta todo dinheiro que recebe em bebidas não alcoólicas de guaraná em pó do interior de São Paulo.

Rapaz, quase que eu transformo minha casa num depósito de bebidas dessa vez. Era tubaína funada, tuti-fruti, uva, limão. Tudo isso somente para redigir e editar essa edição, que é um verdadeiro manjar tubainístico para o nosso estimado leitor.

Enfim, a edição está aí para ser lida e relida. Viu amigos? Não falei que era realmente um mês importante e legal. Portanto, leiam a Zingu!, assistam a filmes maneiros e bebam muita tubaína !

Matheus Trunk
Editor-chefe da Revista Zingu!



<< Capa