html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
SUBGÊNEROS OBSCUROS...

PALHAÇOS ASSASSINOS

Por Marcelo Carrard

O efeito da exploração de elementos do universo infantil nos filmes de horror é sempre muito interessante, subversivo e perturbadores. Muitas produções de Dario Argento trabalharam com esse conteúdo sombrio dos Contos de Fadas, das faces inocentes das crianças, dos bichinhos fofinhos que se transfiguram em Monstros. Nesse ultimo quesito, quem não se lembra de nossos amados GREMLINS? A figura do Papai Noel já apareceu em muitos filmes de horror, destruindo o sonho cândido de Natal. Além dos brinquedos assassinos da série Master of the Puppets, que é genial, temos a bela releitura da meiga história de Chapéuzinho Vermelho em NA COMPANHIA DOS LOBOS. Já comentei por aqui sobre as Crianças Assassinas, mas dessa vez vou falar de um outro personagem clássico que em seu estado normal nos traz alegrias com suas performances cômicas e sua endumentária extremamente colorida e exagerada: Os Palhaços. Retratados como seres míticos/poéticos por Fellini, mas que em sua máscara carregada de tintas contrastantes e seus narizes redondos e vermelhos, podem esconder a verdadeira face do demônio.

O universo do Circo está presente em uma infinidade de produções ligadas ao Horror Cinematográfico. Do delicioso CIRCO DOS VAMPIROS, da Hammer, passando pelo sensacional Slasher THE FUNHOUSE de Tob Hopper, sem esquecer do Clássico SANTA SANGRE de Alejandro Jodorowsky e da Obra Prima de Tod Browning: FREAKS. O Circo aparece como cenário gerador de seres bizarros, mágicos, que habitam um mundo paralelo, misterioso, vivendo em constante nomadismo. A figura mais clássica do Circo com certeza é a do Palhaço, o único dos artistas que se apresenta totalmente disfarçado, sem revelar sua identidade. Nesse ponto específico é que reside o potencial horror que eles podem gerar: Não sabemos quem ele é e de onde ele veio e nem o que ele é capaz de fazer...

Esse bizarro Subgênero Obscuro tem um divertido Cult Movie, lançado em 1982 e reprisado exaustivamente na televisão, principalmente no saudoso Cine Trash da Bandeirantes: KILLER CLOWNS FROM OUTER SPACE. Lançado por aqui como OS PALHAÇOS ASSASSINOS, essa modesta produção de apenas 2 milhões de dólares, consegue ultrapassar os rótulos de Filme Trash e se transformar em uma produção com grandes momentos e, desculpem o trocadilho, muitas palhaçadas. O filme é a única produção conhecida dos Irmãos Chiodo: Stephen, Edwards e Charles. Pelo resultado final fica muito claro que eles devem ser caras muito legais e com grande senso de humor. A trama mistura vários clichês de Filmes B. Temos a nave que chega na cidadezinha, os caipiras curiosos, as mortes esdrúxulas... A Nave em questão tem a forma de um Circo, isso mesmo. Seus pilotos são, obviamente, Palhaços. De tamanhos diferentes, muito coloridos e com bocas aterradoras eles partem em sua missão de extermínio dos pobres incautos que cruzam o seu caminho, depositando os corpos em casulos de algodão-doce, sim isso mesmo, algodão doce... O palhacinho engraçadinho arrancando a cabeça do valentão é uma das cenas mais absurdas e hilárias desse filme que é pura diversão, com sabor nostálgico dos grandes filmes da década de 80 que fazem tanta falta.

Além do filme dos Irmãos Chiodo, com sua mistura de sangue e algodão doce, outros filmes de horror tiveram palhaços como protagonistas. Dessa pequena filmografia pinçamos um filme sombrio, que mais explora o suspense do que o horror propriamente dito, intitulado CLOWNHOUSE. Lançado em 1988 com o título de PALHAÇO ASSASSINO, o filme foi dirigido por Victor Salva. A trama é bem interessante ao trabalhar com a configuração dos traumas de infância em uma noite aterradora vivida por um grupo de garotos que estão sozinhos em uma casa isolada. Em um Circo nas proximidades, um bando de palhaços está em seu camarim, sendo surpreendido por um bando de psicopatas violentos que acabaram de fugir de um hospício. Os tais psicopatas exterminam os palhaços e se vestem como eles, com as mesmas pinturas no rosto criando suas máscaras da morte. O bando de palhaços assassinos parte em direção da casa onde estão os garotos. Um dos meninos tem verdadeiro horror, um trauma profundo ligado justamente a figura dos palhaços. Quando os dois grupos se defrontam o filme realmente começa e funciona com muita eficiência em termos de suspense.

Da mistura genial de Ficção Científica B, com Horror e elementos circenses do filme dos Irmãos Chiodo, partindo para o suspense realista do filme de Victor Salva, temos uma representação macabra da figura do Palhaço criada pela imaginação fértil do escritor Stephen King, autor da novela que deu origem ao popular filme IT – O PALHAÇO ASSASSINO, dirigido por Tommy Lee Wallace em 1990, diretamente para a TV a Cabo nos EUA. A trama gira em torno de sete crianças que foram aterrorizadas por um ser demoníaco chamado Pennywise, que surgia vestido como um Palhaço de carregada pintura no rosto. Já como jovens adultos, eles voltam a ser perseguidos pela criatura que retorna como pesadelo vivo em suas vidas. O livro original de King é bem superior ao filme por ser longo e detalhista se aprofundando em cada um dos sete personagens. O filme tem momentos interessantes e fez um relativo sucesso quando lançado em VHS nas locadoras. Não posso esquecer de citar a figura de JOHN WAYNE GACY Jr, notório Serial Killer norte-americano da vida real que assassinou várias crianças, se vestindo como Palhaço para parecer amigável... Como seres de perturbadora figura, os palhaços surgem no Cinema de Horror como vilões surpreendentes. Não podemos esquecer da figura do Coringa, que pode ser considerada uma representação do Palhaço e que acabou ganhando contornos sinistros na recente produção da série BATMAN, sendo encarnado pelo recentemente falecido Heath Ledger.



<< Capa