html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Zingu!NEWS

Por Matheus Trunk

FRASE PHODA- série frases Nelson Rodrigues e cinema
“Acho Godard um idiota. Ele não joga nem de gândula no meu time”
Nelson Rodrigues

CONTRACAPA DE LP
Osvaldo Fahel, largamente conhecido no Norte como uma das mais importantes figuras do mundo artístico, nasceu em Castelo Novo, distrito de Ilhéus na Bahia.

Sua inclinação artística revelou-se bem cedo, encaminhando seus primeiros passos na Rádio Cultura de Ilhéus, Rádio Sociedade da Bahia e Rádio Excelsior da Bahia, pela experiência colhida.
Atualmente, empresta seu concurso na Televisão Itapoan e Rádio Sociedade da Bahia.

Dotado de grande talento, pesquisador estudioso no campo musical, profissional dos mais corretos, destaca-se por suas inúmeras atividades e grande habilidade artística, como locutor, narrador, comediante, violonista e sonoplasta, como também, apresenta a título de homenagem a seus colegas, um sem número de imitações e o faz sempre com muita propriedade.

Interpretação, classe e personalidade é o que Fahel de melhor possue.

Ele interpreta como se fora o autor da música e transmite como ele mesmo as vivesse.

Sua classe se evidencia em suas apresentações e sua voz tem sempre um timbre de elegância, sabendo ser terno ou romântico, vibrante ou incisivo, sempre na medida exata do que se possa esperar da música que venha interpretar.

Personalidade em alto padrão, humana, ressaltada também na voz marcante do artista, que hoje se projeta pelo seu próprio valor.

Contracapa do LP “Eu e a Solidão” de Osvaldo Fahel lançado originalmente pela Copacabana nos anos 60

MAIS UM LIVRO DE NELSON RODRIGUES RELANÇADO

Nesta caprichada edição, a Editora Agir relança 58 crônicas do grande jornalista e dramaturgo pernambucano radicado no Rio de Janeiro em “Cabra Vadia”. São parte importante das “Confissões” de Nelson, publicadas integralmente em jornais diários no final dos anos 60 e início dos 70. Lá, estão talvez a parte mais contestada de sua obra: o eterno confronto ideológico ao esquerdismo. Gostando ou não, sempre é fundamental ler um dos poucos pensadores brasileiros de personalidade.

A Cabra Vadia
Nelson Rodrigues
Editora Agir

NELSON RODRIGUES NO YOU TUBE
Para entender melhor a vida e obra de Nelsão, é possível ver uma entrevista que ele deu a Otto Lara Resende na TV Globo originalmente em 1977. O filme está dividido em três partes no You Tube:

http://www.youtube.com/watch?v=bg6CTwVwsss- parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=CD64bMg2Iu0&feature=related- parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=R0Z5QRv6i2Y&feature=related- parte 3

FILME DE MONICELLI GANHA EDIÇÃO EM DVD

Um dos grandes nomes do cinema italiano no século XX, Mario Monicelli vem tendo pouco a pouco diversos filmes relançados em DVD. “As Duas Vidas de Mattia Piscal”, foi originalmente uma minissérie de TV dirigida pelo esteta europeu. O roteiro é baseado em obra do grande escritor e dramaturgo Luigi Pirandello, contando a história de Mattia Piscal (Marcello Mastroianni), um homem, que por engano, é dado como morto. Ele decide então, assumir uma nova identidade e inicia uma nova vida.

EDUARDO AGUILAR NA SESSÃO DO COMODORO
O colaborador do Zingu! Eduardo Aguilar apresentará seu mais novo curta-metragem na Sessão do Comodoro de março, dia 5, às 21h30. A sessão é organizada pelo cineasta Carlão Reichenbach (quase) toda primeira quarta-feira do mês. O filme Oferendas, de Aguilar, abrirá a sessão para As Uvas da Morte, de Jean Rollin.

A sessão é gratuita, e as senhas são distribuídas a partir das 21h do dia, no Cinesesc (Rua Augusta, 2075).

Mais informações em Reduto do Comodoro.

PRÊMIO JAIRO FERREIRA ANUNCIA SEUS INDICADOS E SUA NOITE DE PREMIAÇÃO NO PRÓXIMO DIA 11/3
O Prêmio Jairo Ferreira, que contempla os destaques cinematográficos do ano segundo as revistas Cinequanon, Cinética, Contracampo, Paisá e Teorema, anuncia a realização da sua segunda edição, que acontecerá no CineSesc, na próxima terça-feira, 11 de março, a partir das 21h30, com entrada franca. Além da entrega dos prêmios nas quatro categorias abaixo descritas, a noite contará com a exibição do raríssimo longa-metragem O Insigne Ficante, dirigido por Jairo Ferreira, crítico/realizador que dá nome do prêmio, e cuja obra audiovisual completa estará sendo lançada em DVD na noite do prêmio.

As revistas reunidas em torno do prêmio, cada qual com suas linhas editoriais e suas maneiras de enfocar o cinema, possuem laços de afinidade, não apenas porque reúnem parte de uma geração de críticos surgidos nos anos 90 e 2000 nos sites e nas universidades, mas também porque seus integrantes se aproximaram a partir de encontros em mostras, debates e listas de discussão na Internet. Não se trata de uma associação de críticos ou de publicações com determinados perfis, mas de uma reunião de um grupo de críticos mais ou menos próximos em suas vivências.

Os votos de 31 críticos elegeram os cinco escolhidos para cada uma das categorias votadas. Para o prêmio de melhor filme brasileiro de 2007 são levados em conta os filmes com primeira exibição em 2007, seja em circuito comercial ou em sessões de mostras/festivais no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Ao prêmio de melhor lançamento em cinema de 2007 concorrem filmes estrangeiros e/ou brasileiros lançados nas salas de cinema de Rio e São Paulo ao longo do ano. Na categoria de melhor lançamento em DVD de 2007, além da importância do filme, são valorizadas sua raridade de acesso e a edição e qualidade de apresentação do material. Finalmente, para o prêmio de melhor mostra de audiovisual de 2007, concorrem somente aqueles eventos de edição única, sem continuidade, sendo analisados, além do valor dos filmes exibidos e do trabalho da curadoria, todo o contexto da programação e realização, como catálogos, palestras, cursos e condições de exibição.

É importante esclarecer ainda que filmes ou mostras realizados por integrantes das revistas votantes ficaram de fora da votação. Assim sendo, a lista final dos indicados é a seguinte:

MELHOR FILME BRASILEIRO DE 2007
- Baixio das Bestas, de Cláudio Assis
- Cão sem Dono, de Beto Brant
- Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho
- Santiago, de João Moreira Salles
- Tropa de Elite, de José Padilha

MELHOR LANÇAMENTO EM CINEMA DE 2007
- Em Busca da Vida, de Jia Zhang Ke (Califórnia Filmes)
- Império dos Sonhos, de David Lynch (Europa Filmes)
- Lady Chaterley, de Pascale Ferran (Imovision)
- Maria, de Abel Ferrara (Imagem Filmes)
- Medos Privados em Lugares Públicos, de Alain Resnais (Pandora)

MELHOR LANÇAMENTO EM DVD DE 2007
- O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla (Versátil)
- O Desprezo, de Jean Luc Godard (Universal)
- Guerra Conjugal, de Joaquim Pedro de Andrade (Vídeofilmes)
- Onde Começa o Inferno, de Howard Hawks (Warner)
- Box Valério Zurluni, composto de Verão Violento, A Moça com a Valise e A Primeira Noite de Tranqüilidade (Versátil)

MELHOR MOSTRA AUDIOVISUAL DE 2007
- Alexander Kluge: O Quinto Ato (CCBB-SP, curadoria de Jane de Almeida)
- Festival Jodorowsky (CCBB/RJ e CCBB/SP, curadoria de Guilherme Marback e Joel Pizzini)
- José Mojica Marins – 50 anos de Carreira (CCBB-SP/Cinemateca Brasileira, curadoria de Eugenio Puppo)
- Luz em Movimento – A Fotografia no Cinema Brasileiro (Caixa Cultural/RJ, curadoria de Eduardo Ades e Mariana Kaufman)
- Rossellini TV Utopia (CCBB-RJ, curadoria de Steve Berg)

Fonte: release do Cinequanon.



<< Capa