html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Cantinho do Aguilar...

Cheio de fé!!!

Por Eduardo Aguilar

Minha tese sobre o que nos move nesse mundo é que a essência de tudo se resume a:

1) - escolhas (livre arbítrio)
2) - concessões (delimitações sobre o livre arbítrio)

Na edição de dezembro de 2007 da Zingu! ao falar do meu interesse pelo teatro, me comprometi com os leitores que na edição seguinte em que minha coluna fosse publicada, eu falaria do meu processo de criação referente ao trabalho que havia desenvolvido e que resultou numa peça teatral. Entretanto, quebrei a promessa e na edição de fevereiro de 2008 publiquei minha lista dos melhores filmes de 2007 e, novamente me comprometi a falar do processo de criação na atual edição.

Mas o que ocorre, é que pensando em livre arbítrio, sempre me lembro de uma certa vez em que expressei a uma amiga geminiana meu dilema moral em não ter muito interesse pela leitura, o que sempre me fazia sentir um tanto culpado por esse descaso com a necessidade de aumentar meu conhecimento e minha cultura através dos livros, e para minha surpresa, a amiga geminiana, uma leitora compulsiva - como não poderia deixar de ser -, disse-me que eu devia fazer aquilo que me desse prazer, e que se o ato da leitura não me provocava prazer, então deveria desencanar. Bem, reconheço que o conselho teve um efeito terapêutico fantástico, e eu de fato, desencanei. Enfim, o tesão que tive para falar sobre meu processo criativo passou, e pelo menos por enquanto, não tenho vontade de discorrer sobre o tema, e essa é minha escolha para esse momento, mas acho que mais cedo ou mais tarde, eu acabarei retomando essa idéia.

Mas como nem tudo pode ser como a gente deseja, eu preciso respeitar meu compromisso com a Zingu! e por mais que eu acredite no meu livre arbítrio, como já disse o Renato Russo: “disciplina também é liberdade”, e cá estou eu escrevendo esse texto pensando muito no filme que mais me impressionou nesse começo de 2008: Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, de Tim Burton. Do que tive oportunidade de ler sobre o filme, não me deparei com ninguém comentando a ferocidade com que Tim Burton agride a idéia de vingança, poucas vezes eu vi na tela uma tese tão bem defendida, deixando translúcido que a vingança cega e retorna como um boomerang à quem dela se utiliza. E, no entanto, Burton não abdica de sua paleta de recursos para construir sua tese, muito menos de suas referências, e mais surpreendente, consegue transitar no gênero musical, que é a origem principal do projeto em questão, e se saí surpreendentemente bem! Mescla sangue, melancolia, humor e diálogos cantados com uma leveza incomparável, e isso em um filme que é extremamente cruel! O destaque maior do trabalho fica para a soberba atuação de Johnny Depp.

E para não dizer que não falei das flores, outro filme genial é Senhores do Crime, de David Cronenberg, que é o reverso da medalha de Marcas da Violência. Desta vez, Cronenberg nos mostra alguém que fez uma escolha, e por conta dela precisa abdicar de inúmeras outras, precisa deixar de viver, ser alguém que não é: “atuar” na sua própria vida. Nesse sentido, a atuação brilhante de Viggo Mortensen remete a atuação também extraordinária de Johnny Depp em Donnie Brasco. Eu diria que o close final de Mortensen é das coisas mais poderosas e ambíguas que vi no cinema recente, com tantas possibilidades de leituras que você chega a se perder no labirinto dos significados possíveis. E, sim! Definitivamente é o filme de Cronenberg que mais assume um olhar homossexual para as relações masculinas, o que certamente deve ter agradado, e muito, o amigo Renato Doho do blog RD – B Side, que tanto defende a tese de que essa questão é uma marca do cinema de David Cronenberg. E é óbvio que não se pode falar de Senhores do Crime sem dizer que ele tem uma seqüência de cair o queixo, que envolve uma luta corporal dentro de uma sauna, com o personagem principal nu, o que obviamente põe mais lenha na fogueira da tese do Doho.

E por que tanta fé??? Bem, entre escolhas e concessões, escolhi Ana, e ela me escolheu, e escolhemos ter um filho! E isso está iluminando o meu caminho!!!



<< Capa