html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Coluna CINEMA Extremo
Especial Russ Meyer
Por Marcelo Carrard

Beyond The Valley of The Dolls
Direção: Russ Meyer
EUA, 1970.

Embora tenha sobrevivido e produzido sua Obra dentro de um universo marginal, Russ Meyer teve uma experiência dentro de um esquema de produção de um grande estúdio de Hollywood, em seu filme de maior orçamento: BEYOND THE VALLEY OF THE DOLLS, milagrosamente lançado em DVD no Brasil. Aproveitando a onda psicodélica que varria o mundo naqueles tempos de liberação sexual, Meyer utilizou um elenco feminino mais bonito e convencional e conseguiu, com certas limitações, recriar a atmosfera da Califórnia daqueles bons tempos, nessa sequência do filme O VALE DAS BONECAS. Como fábula moral oculta, assim como no filme anterior da série, o que vemos são as armadilhas da fama, em uma Hollywood representada como lisérgica cidade do pecado.

A trama central gira em torno de três jovens mulheres: Kelly, Casey e Pet, respectivamente interpretadas por: Dolly Read, Cynthia Myers e Marcia Mc Brooin. As três garotas formam um trio musical chmado KELLY’S AFFAIR, cujo empresário é também o namorado de Kelly. Na primeira parte do filme vemos o grupo, por uma série de motivos, ir tentar a sorte em Hollywood. O que virá a seguir são as festinhas, os excessos e as inevitáveis crises entre as meninas do grupo, tudo em um cenário que embora seja o de Hollywood, o que mais se evidencia é o universo musical e todos os seus desdobramentos. Existe uma caricatura em construção o tempo todo. Tudo parece ser exagerado e chega a beirar o kitsch. Assim como no filme anterior da série parece sempre que a moral da história é: fuja do mundo da fama, do mundo da perdição. A questão da nominação das mulheres como bonecas parece querer acentuar o caráter da manipulação dessas mulheres, esquecendo seus sentimentos e tirando delas a questão da atitude e da garra.

Nadando completamente contra a corrente nesse filme, Meyer consegue em alguns momentos imprimir sua marca subversiva, mas o esquema fechado e convencional da produção o limitou bastante como autor. A beleza do elenco feminino e a ambientação do trio no universo musical Pop/Rock, parecem ser os grandes trunfos do filme, que lhe conferiram um status Cult até hoje. Mesmo fugindo totalmente do restante da Obra de Meyer, BEYOND THE VALLEY OF THE DOLLS merece ser conferido, com a vantagem de seu lançamento no mercado de DVD brasileiro. Para os que preferem o bom e velho Meyer de filmes como UP, MUDHONEY, FASTER PUSSYCAT, MONDO TOPLESS entre outros, fica bem mais difícil, pois não temos nenhum deles oficialmente lançados no Brasil. BEYOND THE VALLEY OF THE DOLLS tem uma montagem interessante, boa trilha sonora e um visual retrô bem em alta ultimamente, vale realmente a pena conferir.




<< Capa