html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Zingu!NEWS
Por Matheus Trunk

FRASE PHODA - série 'frases de Nelson Rodrigues e cinema'
"O melhor crítico de cinema é o assaltante. É o sujeito que bate uma carteira na Cinelândia e se esconde no cinema para fugir da polícia. Se ele gosta do filme, o filme é bom: se não, o filme é ruim.”
Nelson Rodrigues

CONTRACAPA DE LP
Eu canto porque gosto e sou feliz quanto canto. Por onde passo faço o meu povo cantor, sorrir e ser feliz pelo menos nesse momento. Gostaria de vê-lo sempre assim. A Amazônia e sua gente respeitadas, nossas riquezas preservada, o trabalhador com uma vida digna, o povo escolhendo livremente os seus governantes, as crianças bem nutridas, o lavrador, os músicos, o professor, os artistas, os estudantes, os órfãos, os carentes, os velhos, os negros, os oprimidos, os deficientes físicos, enfim os brasileiros usufruindo o que esta Terra maravilhosa pode nos dar e há de nos dar a qualquer preço. Ah, como pularia e vibraria mais feliz este meu coração criança...”

Contracapa do LP “Coração Criança” de Luiz Ayrão lançado originalmente pela EMI-Odeon em 1981
FINALMENTE! DAVID CARDOSO EM DVD!
O maior galã do cinema tupiniquim em todos os tempos finalmente está no formato digital. A Amazonas Filmes lançou o “Dia do Gato”, longa dirigido, produzido e protagonizado pelo mestre dos mestres David Cardoso em 1987. Gato (David) é um investigador particular sempre a volta com carrões, bandidos e claro, belas mulheres. Trata-se de um filme menor de David, quando a pornochanchada já não estava em seus melhores dias.

MAIS HAWKS EM DVD
Se você é fã daqueles velhos e geniais filmes de guerra como “Iwo Jima - O Portal da Glória” ou “Agonia e Glória” uma boa notícia. A New Line acaba de lançar no Brasil pela primeira vez em DVD “Sargento York”. O filme dirigido pelo mestre Howard Hawks conta a história de York, um fazendeiro ranzinza e briguento do interior do Tennesee que se torna religioso. Mas vem a Segunda Guerra, e ele se vê obrigado a servir as forças armadas americanas. Totalmente imperdível para fãs desse grande realizador norte-americano.

FOTOLOG DESTACA SALAS DO ABC PAULISTA

O fotógrafo e pesquisador Atílio Santarelli, resolveu homenagear sua maior paixão: as antigas salas de cinema da região do ABC paulista. Com extenso material fotográfico e muitas informações sobre esses salões cinematográficos, Santarelli inicou um fotoblog dedicado ao tema. Ele falou com a Zingu! com exclusividade.

Z- De onde veio a idéia de criar o blog?

AS- Criei meu Fotolog porque eu tinha um antigo projeto de fazer um livro sobre as salas de cinema da grande São Paulo, principalmente pelo fato de eu ter uma boa quantidade de fotos e informações sobre essas salas. Achei que a criação de um Fotolog poderia ser um meio de divulgar esse material.

Z- Você acha que o poder público deveria fazer algo sobre a preservação dessas salas?

AS- Com certeza eles deveriam dar mais atenção as antigas salas de cinema. Essa garotada que está vindo nunca imaginou como eram os grandes cinemas de rua e de bairro. Falta vontade política, só isso.

Z- Qual foi a maior sala do ABC?

AS- A maior sala de cinema do ABC em número de cadeias foi o Cine Tangará, de Santo André com exatos 3 089 lugares. Em seguida, vem o Cine Vitória de São Caetano com 2 380 lugares e o Max com 2 300 lugares. Mas dos três, o que mais faturava ou tinha maior freqüência era o Vitória. Ele foi o mais bem projetado, com a melhor acústica, com a melhor projeção e projeto arquitetônico perfeito.



<< Capa