html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Dino Risi: Addio Maestro

Por Marcelo Carrard

A comédia popular italiana foi um dos gêneros mais populares difundidos por aquele país de requintada, vasta e variada cinematografia. Sua ingenuidade ao tratar dos costumes, do amor, da sexualidade, acabou se tornando uma das principais influências de nossas denominadas Pornochanchadas. Grandes diretores italianos se aventuraram por essas comédias deliciosas, mas destaco dois que considero os maiores, os mais geniais e criativos em seus exercícios de estilo: Mario Monicelli e o recém falecido Dino Risi, autor do clássico Aquele que Sabe Viver, um dos poucos, senão o único de seus filmes lançado em DVD no Brasil.

Dino Risi nasceu na sofisticada cidade italiana de Milão e chegou a estudar medicina. Iniciou seu trabalho no Cinema como assistente de direção de mestres como Mario Soldatti e Alberto Lattuada. Quando se iniciou como diretor, foi um dos primeiros a dar uma chance para os então desconhecidos Vittorio Gassman e Sophia Loren. Esses dois mitos do cinema italiano são figuras emblemáticas da Comédia Popular Italiana, e a colaboração deles com Risi foi fundamental para a difusão desse cinema popular e de grande poesia.

Pode-se destacar uma série de filmes de Dino Risi, como Poveri ma Belle, a primeira e muito superior versão de Perfume de Mulher, de 1974, com interpretação magistral de Vittorio Gassman, além do já citado Aquele que Sabe Viver, talvez uma síntese muito expressiva de seu estilo, de seu cinema e do que foi a Era de Ouro do Cinema Italiano, que sempre insisto em dizer que é a melhor Cinematografia de todos os tempos, com clássicos e mais clássicos do final da segunda guerra até o início dos anos 80.

Dino Risi teve um papel de grande relevância nesse processo todo de difusão do Cinema Italiano, mesmo com um acento mais popular, sempre deixou sua marca autoral em cada um dos seus filmes formando, com Mario Monicelli, a Dupla de Ouro da Comédia Italiana, com belas atrizes, uma sensualidade sutil, trilhas-sonoras antológicas e grandes filmes. Com a morte de Dino Risi, o atualmente sofrido Cinema Italiano perde um de seus patriarcas, aumentando a agonia de uma indústria que já foi gigantesca e agora está à deriva.



<< Capa