html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Dossiê José Mojica Marins

Depoimentos

Por José Adauto Cardoso

Eu conheci José Mojica Marins em 1967. Era na época em que ele tinha como estúdio uma sinagoga e eu estava tentando ser ator. Mas como eu era muito ruim, acabei ficando próximo ao Giorgio Attili, que era o diretor de fotografia dele. Nessa época, inclusive, eu conheci muita gente que viriam a ser da Boca como o Ozualdo Candeias, o Eduardo Llorente. Posso defini-lo como uma pessoa bastante democrática, tanto dentro como fora do set de filmagem. Ele é um bom diretor, e isso eu posso falar porque assisti aos filmes dele recentemente. Esse box de DVDs é muito bom, dá pra gente ter uma idéia do tipo de realizador que ele é. O único defeito do Mojica é que ele nunca foi uma pessoa organizada e nunca soube acumular dinheiro. Acho que até hoje ele não tem noção da importância dele como cineasta e personagem do cinema nacional. Na vida real, ele morre de medo de barata e de cemitério também. Ele só vai a cemitério quando vai muita gente acompanhando, caso contrário ele não vai.

José Adauto Cardoso é diretor de 14 longas-metragens (...E A Vaca Foi Pro Brejo; O Motorista do Fuscão Preto; Massagem For Men, entre outros)




<< Capa