html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Dossiê José Mojica Marins

Mojica, ator de muitos

Por Marcelo Miranda, especialmente para a Zingu!


O Profeta da Fome

O maior trunfo e também a maior maldição de José Mojica Marins foi deixar que sua imagem se vinculasse total e completamente à de Zé do Caixão. O coveiro, personagem principal da agora completa trilogia À Meia-Noite Levarei sua Alma (1964), Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1966) e Encarnação do Demônio (2008), tornou-se não apenas a maior criação de Mojica enquanto artista, mas também aquela que o fez refém dele mesmo. Porque, ao longo das últimas quatro décadas, é impossível pensar em Mojica sem pensar em Zé do Caixão - e ainda há quem pense serem eles simplesmente a mesma pessoa.

Muito da impressão tida por “leigos” se deve igualmente pela força do personagem e pela exploração desmedida que Mojica e colegas diretores fizeram no decorrer dos anos. Se, mesmo após os dois primeiros filmes com o coveiro, Mojica tenha seguido usando o personagem de formas variadas (especialmente como o antagonista de si mesmo em obras-primas como Ritual dos Sádicos, de 1970, e Exorcismo Negro, de 1974), figuras como Maurice Capovilla, Rogério Sganzerla, Jairo Ferreira, Ivan Cardoso e especialmente Francisco Cavalcanti aproveitaram a popularidade da imagem do homem de capa preta, cartolas e unhas enormes – além de todos serem amigos e admiradores da obra de Mojica. Ou seja, essa “exploração” tinha total ar de homenagem e tributo.

No livro Maldito – A Vida e o Cinema de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, de André Barcinski e Ivan Finotti, consta O Profeta da Fome (1969), de Capovilla, como o primeiro filme somente estrelado por Mojica – ou seja, sem ele na direção. Porém, na moderníssima (ainda que duvidosa) Wikipédia, registra-se que, já em 1960, Mojica teria aparecido em Éramos Irmãos, de Renato Ferreira, e, em seguida, O Diabo de Vila Velha (1965), de Armando de Miranda e Ody Fraga. Segundo informações do Portal Heco, o filme de Miranda e Fraga mostra Mojica “no papel de um perverso e corrupto prefeito”. “Este é um filme de produção atribulada, rodado no Paraná e dirigido inicialmente – e depois abandonado – por Ody Fraga. Mojica, por fim, assumiu a direção (...) e compôs a canção-tema”, diz o site. Na minha falta de contato ou maiores detalhes destes dois filmes citados acima, fiquemos mesmo em O Profeta da Fome.


O Profeta da Fome

O segundo longa de Maurice Capovilla (antes ele fizera Bebel Garota Propaganda) traz Mojica no papel central de um faquir, chamado Alikhan, que é a maior atração num circo em vias de ser arruinado. Ao se recusar a comer carne humana em seu número, Alikhan provoca a ira do público, que bota fogo no circo todo. Num périplo a uma pequena cidade, o faquir envolve-se numa confusão com o padre local. Já é possível perceber elementos que remetem ao mundo típico de Zé do Caixão: o sangue humano, o conflito com a religiosidade, a incompreensão das pessoas que não entendem a moral muito particular do personagem.

Ainda que Alikhan não seja propriamente uma segunda encarnação do coveiro, fica explícita a vontade de Capovilla em trazer sua imagem ao público – a começar pelo cartaz, em que aparece Mojica trajado como Zé e um letreiro imenso abaixo identificando-o com o nome “oficial” logo acima do nome mais notório. Independente disso, O Profeta da Fome é um filme de forte impacto, talvez o melhor trabalho de Mojica apenas como ator, em que discute-se a necessidade do homem em testemunhar espetáculos torpes, num uso de estética vinculada ao cinema marginal que aposta na radicalidade de linguagem para transmitir significados. Curiosidade: Mojica tem a voz dublada pelo grande Paulo César Peréio.


O Cangaceiro sem Deus

Logo depois veio O Cangaceiro sem Deus (1969), de Osvaldo de Oliveira e produção do onipresente Antonio Pólo Galante. Mojica pela primeira vez assume o papel de outro Zé que não seja o Caixão – no caso, ele é Zé das Penitências, espécie de Antônio Conselheiro com pose de figura do inferno (com direito a trovoadas na sua primeira aparição). Apesar de supostamente não representar perigos para além do exposto no enredo (o messias enfrenta o poder republicano e os cangaceiros), toda a criação visual de Mojica remete ao imaginário, àquela altura já muito forte, referente a Zé do Caixão.

Admirador confesso de Mojica, Rogério Sganzerla se “apropria” de sua figura em Abismu (1978). O ator-diretor encarna o professor Pearson, e ao seu lado está Satã, o famoso escudeiro (que tem participação afetiva no recente Encarnação do Demônio, como um dos moradores da comunidade para onde se muda Zé do Caixão). Pearson é um personagem de deboche, sempre mostrado falando frases de efeito, vestido como o famoso coveiro e claramente interpretado com total desprendimento por Mojica. Outro grande fã do cineasta, Ivan Cardoso, colocou-o na introdução de O Segredo da Múmia (1978), como o arqueólogo que revela a localização do monstro do título. E o crítico e cineasta Jairo Ferreira, outro nome de peso a exaltar o talento de Mojica, colocou-o como referência explícita numa determinada cena de O Vampiro da Cinemateca (1977).


Abismu

Por sua vez, Francisco Cavalcanti, um dos principais nomes da Boca do Lixo, foi o diretor que mais vezes convocou Mojica para expor seus talentos de intérprete. A estréia da parceria da dupla foi em 1976, em Mulheres do Sexo Violento. Quase 10 depois, veio, em 1984, o hilário Padre Pedro e a Revolta das Crianças. Num filme protagonizado pelo falecido Pedro de Lara (!), Mojica é um milionário que oportunamente se veste como Zé do Caixão. As características do personagem, chamado Rodrigo Napu (!!), vilão na história, são todas deliciosamente detestáveis: ele é cafetão, não respeita as tradições da igreja local e conta com a proteção do prefeito para as suas maldades. A pesquisadora Andréa Ormond definiu o filme da seguinte forma: “Ambientado na fictícia Serinhaém, bem poderia chamar-se ‘Pedro de Lara contra Zé do Caixão’ (...) Quando Padre Pedro (Pedro de Lara, nessa época a cara do cantor Zé Ramalho) chega ao lugarejo, as forças do bem e do mal digladiam, em uma mistura de denúncia social e crônica de costumes interiorana”.

Cavalcanti contou com a colaboração de Mojica em pelo menos mais quatro produções: O Filho do Sexo Explícito (1985), A Hora do Medo (1986), Horas Fatais – Cabeças Trocadas (1986) e O Homem sem Terra (1997). No antológico Horas Fatais, Mojica interpreta o delegado corrupto que tenta dissuadir o marido de uma mulher estuprada a não entregar o juiz que a violentou. No mesmo ano, outro grande nome da Boca convocou Mojica para as suas câmeras: Ozualdo Candeias, que contou com pequena participação do diretor em As Belas da Billings.

Uma das aparições mais hilárias de Mojica parodiando a si mesmo está em O Gato de Botas Extraterrestre (1990), infelizmente não visto por este que escreve. O diretor aparece rapidamente como um rapaz que, amaldiçoado, ganhou permanentemente a aparência de ninguém menos que o Zé do Caixão em pessoa. É para ter pesadelos, de fato! Ainda nos anos 90, Ed Mort, de Alain Fresnot, mostrou Mojica brincando consigo mesmo, quando ele surge na tela como um dos vários “disfarces” do detetive quadrinhesco vivido por Paulo Betti.

Antes de ressurgir magistralmente como o verdadeiro e único Zé do Caixão em Encarnação do Demônio, Mojica se parodiou outra vez no bastante questionável Um Show de Verão (2004), dirigido por Moacyr Góes e capitaneado pelo casal Angélica e Luciano Huck. Ainda é possível ver Mojica em filmes recentes inéditos ou pouco badalados, casos de Tortura Selvagem – A Grade (2001), do saudoso cineasta-bombeiro Afonso Brazza; e A Marca do Terrir (2005), lindo documentário de Ivan Cardoso sobre os áureos tempos de filmagens em Super-8 – o filme inclui cenas do inacabado Sentença de Deus, que seria o primeiro longa-metragem de Mojica, não fossem os típicos acidentes de percurso que impediram a sua estréia em 1954. Mojica apenas surgiria de fato como diretor em 1958, com o faroeste A Sina do Aventureiro, em que já aparecia também como ator. O resto é história – e muito bem contada.

O mineiro Marcelo Miranda, fã ardoroso de José Mojica Marins, é crítico de cinema das revistas eletrônicas Filmes Polvo, Cinequanon e Paisà.



<< Capa