html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Dossiê José Mojica Marins

Como Consolar Viúvas
Direção: José Mojica Marins, como J. Avelar
Brasil, 1976.

Por Sergio Andrade

Aquiles d’Almeida Torres é um bon-vivant que pensa apenas em viajar para o exterior, sem se preocupar em pagar as prestações que deve. Ele só percebe que a coisa está pegando para o lado dele quando recebe a visita de um oficial de justiça e de um policial intimando-o a prestar depoimento, sob acusação de estelionato. Ao seu lado, ele conta apenas com o mordomo Vitório, que demonstra ter real carinho pelo patrão.

Quando lê no jornal que os três genros de um milionário desapareceram num desastre aéreo na selva amazônica, Aquiles vislumbra a chance de dar um golpe nas três viúvas, fazendo-se passar pelos fantasmas dos caras. Com a ajuda de Vitório, que certa vez trabalhou na mansão do milionário e namorou uma empregada, consegue fotos e gravações dos desaparecidos para conseguir imitá-los com perfeição.

Mas sua tarefa será bastante facilitada pelas viúvas, que demonstram estar muito pouco interessadas em chorar pelos defuntos, preferindo nadarem nuas na piscina, para escândalo da tia careta.

Visitando os quartos das garotas à noite, Aquiles consegue fazer com que elas entreguem uma pequena fortuna em dinheiro para um mendigo (Vitório disfarçado) na frente da igreja.

Ao invés de seguir o conselho do fiel mordomo e aproveitar a grana pra se mandar do país, Aquiles decide continuar com a farsa, e então já começamos a bocejar.

De repente, há uma mudança de rumo na trama. Surge um elemento sobrenatural quando o vibrador de uma das viúvas começa a ligar sozinho e flutuar. Segue-se uma luta entre o aparelho e Aquiles (com efeitos especiais surpreendentemente bons).

A partir daí irão aparecer várias cenas típicas dos filmes de terror do Mojica (aqui assinando com o pseudônimo J. Avelar), mas tudo temperado com humor. A certa altura, a tia chama as moçoilas de “alunazinhas do Zé do Caixão” e diz: “este filme de terror está ficando complicado, não?”. Não posso deixar de pensar que o cachorro que late, excitado, ao ver as garotas nuas na piscina antecipava o pastor alemão de 24 Horas de Sexo Explícito.

Logo depois entrará em cena o padre Levedo, com forte sotaque espanhol (qualquer semelhança com o padre Quevedo não é mera coincidência), contratado pelo milionário para exorcizar a casa, tornando tudo ainda mais engraçado.

Produzido por M. Augusto de Cervantes, da MASP Filmes, com roteiro de sua esposa Georgina Duarte, repleto de diálogos de duplo sentido e trocadilhos infames bem divertidos mesmo, e fotografia do fiel escudeiro Giorgio Attili, Como Consolar Viúvas acaba se tornando uma boa diversão.

No final, quando o indefectível chicote aparece do nada dando uma boa sova no pobre do Aquiles, com direito a um doloroso golpe final, fica evidente que estamos diante de um autêntico filme de José Mojica Marins.



<< Capa