html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Dossiê José Mojica Marins

Finis Hominis (O Fim do Homem)
Direção: José Mojica Marins
Brasil, 1971.

Por Francis Vogner dos Reis, especialmente para a Zingu!

Quando se diz que José Mojica Marins é um cineasta popular, não é porque ele tenha sido sempre sucesso de bilheteria, ou porque seus filmes usufruíssem de absoluta adesão da maior parte do grande público. Mojica é popular porque, primeiramente, não há um esforço em tentar sê-lo, ele é por condição. Não há cineasta brasileiro que mais se volte à superstição, ao boato das ruas, às manchetes de jornais sensacionalistas, à crônica “fantástica” de rádio AM (quem ouvia as histórias de assombração e macumba no programa antigo de Eli Correia sabe o que digo) e à geometria torta das ruas de São Paulo. Finis Hominis é o (grande) filme sobre esse universo urbano e moderno, algo que Ritual dos Sádicos já preconizava com muita propriedade. Diferencia-se, assim, inclusive, de À Meia Noite Levarei sua Alma e Esta Noite Encarnarei em teu Cadáver, filmes de interior que, como disse Julio Bressane a respeito de A Sina do Aventureiro, era filme “do caboclo sanguinário, do estupro, dos cavalos esqueléticos, do truco, da pinga”.

Finis Hominis é um filme do Brasil do jornal Notícias Populares, dos crimes de corno, do descaso pelas crianças morrendo às portas de hospitais, dos programas de auditório, dos puteiros familiares, dos malucos messiânicos. Pode se dizer até que O Bandido da Luz Vermelha também era um filme sobre essas coisas, mas o fato é que olhar de Rogério Sganzerla era mais de um observador que reprocessava essas informações (não sem autenticidade e conhecimento) a partir de uma vasta cultura cinematográfica, enquanto o de Mojica, em Finis Hominis, tem um inegável sabor de integridade, menos um inventário sobre uma época (como o Bandido), e mais uma crônica em que o cineasta/ator teve uma entrega e uma imersão absolutas. O filme fruto direto do seu próprio universo. De quantos cineastas pode se dizer isso?

Tudo isso é realizado com uma beleza plástica original, tanto no ritmo imposto por uma montagem fora do convencional (e sofisticada), uma trilha sonora repleta de hilárias versões de clássicos de Lamartine Babo, Burt Bacharach, canções de roda, ruídos, música de épicos bíblicos americanos e uma incrível fotogenia. É raro no cinema que em um filme, a força de cada plano seja quase como uma unidade de sentido que tensione todas as forças do filme. Buñuel conseguia o feito, assim como Leone e Hitchcock. Com o auxílio da luz do fotógrafo Giorgio Atilli, as composições de Finis Hominis conseguem isso como uma potência extraordinária, não por acaso temos no filme, na seqüência dos hippies, o artista plástico Waldomiro de Deus que pintava quadros com cores e formas selvagens e poéticas (um talento radicalmente moderno e beirando o antiquado), exatamente como Mojica no cinema.

Essa fábula de José Mojica Marins é, junto com a trilogia do Zé do Caixão, um trabalho em que o protagonista está a serviço de algo maior que ele mesmo. No caso de Zé, era a continuidade de seu sangue, no de Finis Hominis é o despertar da lucidez das pessoas, tanto que ele intervém em situações de armação, humilhação e de descaso. Não faz milagre (como dizem os boatos divulgados pela imprensa no filme), mas desvela a mentira, a hipocrisia, e estas, aparecem como lhes é natural: com mediocridade e clichê.

Finis Hominis é uma figura quase ridícula, aparece pelado nas primeiras cenas em que sai do mar, veste uma fantasia carnavalesca de faquir. Mojica o caracteriza como um messias ou um farsante? Um iluminado ou anormal? Nem uma coisa nem outra. Em Finis Hominis o que está fora de eixo é o conjunto de valores e razões do mundo, por isso os dementes se assemelham a visionários. Aqui no caso é o Finis Hominis, arauto do fim do mundo que relativiza e destrói com absoluta inocência - não ingenuidade - uma série de símbolos e costumes, como beber o vinho no altar da igreja – chocando o sacerdote que exclama “Finis Hominis” (Fim do Homem) –; desmascarando uma farsa hippie de amor e liberdade ao jogar moedinhas, fazendo com que os hippies se acotovelem para recolher as merrecas; ou na cena em que almoça um “prato feito” em um boteco, levanta-se, não vê razão em pagar o que comeu e institui que “ninguém mais pague”.

Sua sordidez é seu valor absoluto. É a sua sofisticação. É seu ato de vanguarda. Do início, com aquelas narrações filosóficas (típicas do cinema de Mojica) de dialética vulgar, que são tão diretas, concretas e claras quanto qualquer idéia cinematográfica precisa ser – de Samuel Fuller a Godard. Depois, os casos episódicos (a Maria Madalena, a aleijada que sai correndo, o rico impotente e vítima da armação da esposa), que são totalmente arcaicos, mas ao mesmo tempo tem a energia e novidade do interesse das notícias popularescas. A encenação desses “casos” é tão coloquial, como uma duração mínima, que fazem de Finis Hominis um dos filmes brasileiros que melhor compreenderam o ideário de escândalo urbano e moderno, que não existe sem o imediato do jornal, do rádio, da mobilização de massa e da tara dos pequenos poderes, seja dos machistas, dos médicos ou dos policiais. Mojica é um cineasta atualíssimo, é um homem do século I e do XXI.

Francis Vogner dos Reis é jornalista e crítico de cinema. Escreve na
Paisà e na Cinética.



<< Capa