html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Dossiê José Mojica Marins

Mundo - Mercado do Sexo (Manchete de Jornal)
Direção: José Mojica Marins
Brasil, 1978.

Por Matheus Trunk

José Mojica Marins se tornou uma figura conhecida internacionalmente pelo mitológico personagem Zé do Caixão. Mas essa é somente uma faceta deste grande realizador paulistano. Durante toda sua obra, o diretor fez grandes filmes e alguns permanecem jogados de lado, como filhos menores e esquecidos.

Um dos mais notáveis é este Mundo - Mercado do Sexo. Uma das poucas fitas nacionais que tratam do jornalismo e dos jornalistas. Numa célebre entrevista durante a produção do filme, o diretor anunciou o trabalho como uma homenagem a essa classe profissional. Pode-se inclusive traçar um paralelo: desde seu primeiro filme até hoje, Mojica sempre foi pauta dos mais diferentes meios de comunicação. Ele sempre apareceu em matérias das mais diversas publicações, muitas vezes em notícias curiosas e sensacionalistas. O cineasta, inclusive, foi motivo de estudo em faculdades de comunicação social por conta de suas aparições no diário Notícias Populares. Já se tornaram históricas as coberturas do jornal sobre luta de Mojica contra personagens como o Vampiro de Osasco e o Bebê Diabo.

Voltemos ao filme em questão, por favor! Na verdade, o enredo é bastante simples: Mauro, homem de imprensa, tem que achar uma grande manchete em apenas 24 horas com o risco de perder seu emprego. No exato momento que sai de casa, de manhã, está cheio de esperança. Enquanto percorre a cidade em busca da grande notícia, o personagem fica desiludido com sua situação. O desespero toma conta dele. Sem perceber, ele se depara com várias situações-limite. Porém, tem a impressão que todas elas são coisas normais e comuns do cotidiano.

Repórter bastante ambicioso, Mauro procura um grande crime, algo sensacional que irá causar a curiosidade do maior número de leitores. Pouco parece saber que logo ele irá tornar-se a manchete da primeira página do jornal. Enquanto o jornalista busca uma tragédia no mundo exterior, ele encontrará uma tragédia em seu mundo pessoal.

Alguns críticos afirmam que Mundo - Mercado do Sexo é um melodrama. Penso que se trata de uma comédia de humor negro bem inteligente, fiel ao melhor estilo da dupla Mojica-Lucchetti. Diferentemente do cinema americano e europeu, o cinema nacional sempre foi carente de homens dedicados somente aos roteiros. R.F. Lucchetti é uma honrosa exceção, dando bastante charme a alguns filmes.

A película se passa na véspera do Natal, enquanto o personagem principal caminha por São Paulo, a câmera do excelente Giorgio Attili o acompanha. Transitam entre Liberdade e o ABC, passando pela periferia e terminando a noite num inferninho da Boca do Lixo. Poucos cinéfilos percebem, mas são raros os filmes nacionais que mostraram a cidade de São Paulo com tamanho carinho e genialidade como esse.

É importante dizer que a fita foi rodada em apenas três semanas. Todos sabemos que um diretor como Mojica sempre soube trabalhar melhor com orçamentos apertados e em poucos dias. A gigantesca maioria dos cineastas autodidatas sempre soube trabalhar dessa maneira. O resultado final de Mundo - Mercado do Sexo é bastante satisfatório para os fãs do cinema feito com a cara e a coragem.



<< Capa