html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Dossiê José Mojica Marins

Reino Sangrento
Direção: José Mojica Marins
Brasil, 1950.

Por Sergio Andrade

Parece sintomático que a primeira cena do curta-metragem mais antigo de José Mojica Marins a chegar até nós, Reino Sangrento, seja a de um homem sendo chicoteado.

Filmado em 1948, mas divulgado apenas em 1952, é o quarto filme dele realizado na década de 40. A cópia esteve perdida por mais de 20 anos, tendo sido encontrada na Cinemateca Brasileira em 2000 e então recuperada.

Na trama, dois amigos estão na Amazônia quando encontram um palácio habitado por sultões e odaliscas (!?).

Eles são presos, torturados e depois levados para dentro do palácio e deixados no harém, junto com as odaliscas (isso é um castigo ou um prêmio?).

Enquanto uma delas faz a dança do ventre, o sultão (interpretado por Mojica, que já preferia os papéis de vilão) e seus comparsas matam os guardas e se apoderam do palácio.

A odalisca é levada até a presença do sultão, que desmaia de bêbado. Ela aproveita o descuido para voltar ao palácio e soltar os amigos que estavam amarrados. Os dois enfrentam e matam os revoltosos, com ajuda de soldados do bem.

Finalmente, um dos amigos enfrenta o sultão numa luta de espadas, e o atinge. Ferido mortalmente, o sultão rola pela escadaria externa do palácio. Após o triunfo, os amigos acordam e descobrem que tudo não passou de um sonho.

Mojica conta que, para escalar o elenco, ele colocou anúncio no jornal de domingo e na segunda havia mais de 100 candidatos. Como segunda não tem feira livre, conseguiu com os feirantes 4 caminhões para transportar o elenco e a equipe até a locação. O palácio na verdade era uma fábrica de cigarros. Os figurinos foram doados pela loja de fantasias de um amigo. As filmagens começaram às 13h e terminaram às 17h do mesmo dia (um recorde mundial?).

O cachê da equipe foram ingressos grátis por uma semana no cinema que o pai dele administrava. Ninguém reclamou, pois todos ficaram felizes por terem suas imagens eternizadas na película.

A câmera utilizada era movida a corda, de 16mm, com capacidade para filmar na velocidade de 18 quadros por segundo. O filme é mudo e o material não foi montado.

Mojica corria as cidades do interior narrando o filme em clubes, cinemas fechados, etc. Nessas ocasiões sempre levava uma atriz para entreter a platéia com a dança do ventre.

A cena do sultão rolando pelas escadas foi feita pelo próprio Mojica, sem auxílio de dublês ou equipamento de proteção. Sua mãe, que assistia a filmagem, chegou a desmaiar. Ele estava pouco se preocupando com o risco de se machucar, queria apenas que a cena ficasse perfeita. Creio que não existe maior prova de amor de um cineasta por sua arte do que essa.



<< Capa