html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Dossiê Reynaldo Paes de Barros

REYNALDO: UM HOMEM DE CINEMA

Por Adilson Marcelino, especialmente para a Zingu!

O cinema nacional é tão maravilhoso, que é formado por uma galeria de artistas dos mais diferentes gêneros e origens. E é impressionante o número de talentos que circulou pela Boca do Lixo. Como esse notável fotógrafo e cineasta nascido em Campo Grande, Reynaldo Paes de Barros.

Muito do encantamento da bela estréia em longas do grande Walter Lima Jr com “Menino do Engenho” se deve à lente poética de Paes de Barros que fez a belíssima fotografia em preto e branco do filme. Ou vocês têm dúvidas disso?

Depois, fotografou deusas da Boca do Lixo em filmes de Alfredo Sternheim, Ary Fernandes, Jean Garret e Sebastião de Souza, como Vera Fischer, Marlene França, Nadir Fernandes, Fátima Antunes, Arlete Moreira, Carmen Angélica, Zélia Diniz, Sônia Garcia, Fernanda de Jesus, Silvana Lopes, Meiry Vieira, Zilda Mayo, Helena Ramos, Patrícia Scalvi, Alvamar Taddei, Sílvia Gless, Neide Ribeiro... Ufa! É mesmo uma lista e tanto.

E os filmes como cineasta? Que força podemos ver em “Pantanal de Sangue”. Outro delicioso e divertido exemplar é seu mergulho no universo da Jovem Guarda em “Agnaldo, Perigo à Vista”, em que reúne uma turma da pesada: Agnaldo, Erasmo, Wanderléia, Eduardo Araújo, Golias, Jô Soares...

Não à toa o Canal Brasil exibe “Agnaldo, Perigo à Vista” em sua sessão Cult.

Pena é que nem todo mundo conhece ou reconhece um homem de cinema como Reynaldo Paes de Barros e tantos outros nomes que estão por aí, que fizeram, fazem e refazem a história do cinema nacional.

Mas ainda bem que existe a Zingu!

Adilson Marcelino é jornalista e edita o site Mulheres do Cinema Brasileiro



<< Capa