html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Carta ao leitor.

O samba de SP e o cinema brasileiro em 2009

O leitor mais atencioso irá perceber esta edição de Zingu! é um pouco diferente das demais. Além de dedicarmos mais um dossiê a brilhante série “grandes musas da Boca”, fazemos um pequeno especial sobre o samba paulista.

Trata-se de algo que eu queria fazer há muito tempo na nossa revista, mas que se tornou possível com a publicação do excelente livro Sambexplícito - As Vidas Desvairadas de Germano Mathias, de Caio Silveira Ramos. Trata-se de uma grande obra, que analisa toda a vida e trajetória de um dos maiores nomes da nossa música popular. Tudo isso, numa linguagem inovadora, bem humorada e nada acadêmica.

Para falar sobre o livro, temos nessa edição uma longa entrevista com o autor e um capítulo exclusivo do livro publicado integralmente. E ainda uma seleção de dez grandes discos do samba paulista, dando espaço para artistas que se encontram verdadeiramente esquecidos pelos meios de comunicação como Mauricy Moura, Jorge Costa, Nerino Silva e Kazinho.

Na verdade, tudo isso é para o leitor perceber que além de ser um dos berços do cinema brasileiro, São Paulo sempre foi um grande terreno da nossa música popular, tendo diversos cantores e intérpretes de grande sucesso nacional. Infelizmente, muitos não tiveram grande acesso aos órgãos de imprensa e permanecem esquecidos. A Zingu! 29 os resgata de maneira exemplar.

Voltemos ao cinema. Neste primeiro mês do ano, as estréias de filmes brasileiros foram bem fracas. Tirando dois Globobusters aqui e um documentário sobre os Titãs não tivemos mais nada. E pensar que alguns anos atrás os meses de férias eram os que chamavam mais atenção por parte dos realizadores e produtores tupiniquins. Era justamente nessa época que se conseguia mais público e mais bilheteria. Nem mesmo o Renato Aragão lançou algo neste começo de 2009.

Quais serão as grandes películas nacionais neste ano? Quais serão os novos cineastas, atores e técnicos do setor? Impossível fazer qualquer previsão neste início de fevereiro. Esperamos que novos bons filmes sejam lançados e que surjam novos realizadores.

Matheus Trunk
Editor-chefe da Zingu!

BOM1: A participação de Chico Anysio em Se Eu Fosse Você 2. Não que o filme seja grande coisa, mas ver um homem da grandeza e da história de um Chico Anysio no cinema é sempre um privilégio.

BOM2: Muito legal saber que o Adilson Marcelino do excelente site Mulheres do Cinema Brasileiro lançou um blog. O endereço é http://www.minhainsensatez.blogspot.com/



<< Capa