html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Coluna CINEMA Extremo
ONDE O CINEMA PODE SER VIOLENTO...

Por Marcelo Carrard

A Prisão
Direção: Osvaldo de Oliveira
Brasil, 1980.

O mais fetichista dos subgêneros do Cinema Exploitation, os WIP, tiveram uma interessante e estilosa filmografia produzida no Brasil, claro, feita na Boca do Lixo Paulistana. Filmes como: ESCOLA PENAL DE MENINAS VIOLENTADAS são um delicioso exemplo. Mas, um desses filmes alcançou o status de Cult Movie internacional> A PRISÃO aka BARE BEHIND BARS, dirigido pelo sensacional OSVALDO DE OLIVEIRA, um dos meus favoritos da Boca do Lixo, que além de Dirigir também é um talentoso fotógrafo. A PRISÃO conseguiu o "brilhante" feito de ter sido BANIDO do Reino Unido, sendo a única produção brasileira que conseguiu essa façanha !!! Me lembro de certa vez ter lido uma resenha de um maluco da Noruega que é fã de A PRISÃO e escreveu um artigo emocionado sobre o filme. Para coroar toda essa euforia em torno do filme, ele ganhou uma Edição excelente em DVD pelo selo BLUE UNDERGROUND, dublado em inglês e nos extras tem o Trailer maravilhoso do filme.

A PRISÃO tem tudo que os fãs de WIP adoram: nudez gratuita das mulheres prisioneiras, cenas de exames médicos, cenas de chuveiro, tortura e quentíssimas cenas de lesbianismo. A fotografia de Oliveira nas cenas de interiores da prisão é inspirada. Muitas atrizes bonitas, boa produção e inusitadas cenas de sexo explícito onde as meninas brincam muito entre si inclusive com vibradores. As cenas dos exames médicos feitas por uma enfermeira loira oxigenada são hilárias em alguns momentos. Encabeçando o elenco temos: MARIA STELLA SPLENDORE, em um filme protagonizado somente por mulheres, poucos homens aparecem em cena e alguns até participam das ousadas cenas de sexo que permeiam o filme. Alguns elementos da Cultura brasileira surgem em cena, como: o Carnaval, com direito a uma Escola de Samba e as favelas, entre outras locações em São Paulo. Por muito tempo se achou, na Europa e nos EUA, que esse filme era do Mestre Jesus Franco, mas com o tempo se fez justiça ao talentoso Osvaldo de Oliveira, que aparece com esse nome nos créditos em inglês do filme.

É impressionante como as produções da Boca do Lixo ainda nos surpreendem. A produção foi muito grande e muitas preciosidades ainda merecem ser descobertas. A PRISÃO é um WIP que nada deve aos similares norte americanos e europeus dos anos 70, tem boa atmosfera e algumas das mai quentes cenas de lesbianismo já filmadas, com uma entrega singular das atrizes. A sequência onde as fugitivas atacam uma família é muito perturbadora, principalmente quando elas seviciam e torturam um menino. Sim, nós temos Cinema Extremo! e feito na nossa querida Boca do Lixo, com Produção do lendário Mr Galante!




<< Capa