html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net

O Soco Silencioso
Direção: Lucas Moreira
Brasil, 2009.

Por João Pires Neto

No meio de sombras, o diálogo entre dois homens misteriosos, oprimidos por um cenário claustrofóbico e desorganizado, parece não fazer muito sentido. A realidade fragmentada, uma sutil e incômoda estranheza. A fumaça dos cigarros. Um pedido singular. Um braço cortado. Um pequeno e surreal quebra-cabeça.

Este é O Soco Silencioso desferido pelo jovem Lucas Moreira, de São Leopoldo (RS), inspirado na estética do célebre curta-metragem rodado pelo francês Chris Marker em 1962, La Jetée (fonte de onde também bebeu Terry Gillian em 1996, com os seus 12 Macacos). Belíssimo visualmente, esse é o terceiro e mais audacioso trabalho do cineasta gaúcho, que apesar da pouca idade, traz na bagagem outros dois filmes: Massacre Cirúrgico (2008) e Onde As Coisas Cruéis Vivem (2008).

Com duração de aproximadamente 15 minutos, o curta-metragem O Soco Silencioso é a soma de exatas 991 imagens em preto e branco, fotografadas pela talentosa Bárbara Peixe em apenas um dia no atelier do artista plástico Rogério Severo. Um minucioso e árduo trabalho, em que os atores leopoldenses Zé Roberto Soares e Totonho Lisboa foram fotografados em poses estáticas, com expressões que deveriam se encaixar nos diálogos que seriam introduzidos posteriormente. O processo de fotomontagem foi finalizado nas semanas seguintes, com a inserção dos diálogos e da tensa trilha sonora, composta pelo músico Marcelo Armani, especialmente para o curta.

A narrativa pouco convencional, aberta, construída através de silêncio e diálogos quase incompreensíveis, parece esconder-se para evidenciar a estética, que vem a tona como a grande personagem em O Soco Silencioso. Conceder movimento ao que é estático, talvez seja a metáfora natural, hipnótica e indissociável do trabalho de Lucas Moreira.

Enfim, experimental, enigmático e belo, O Soco Silencioso marca o processo de amadurecimento de um cineasta, que pelo talento e atrevimento demonstrado, abandona o estigma de amador e assume a postura de profissional e de grande promessa.



<< Capa