html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Carta ao leitor.
Caros leitores: a ZINGU! não veio para ser explicada; e sim para ser lida. Uma revista como nós não estamos preocupados com os críticos ou especialistas, em sua maioria são uns grandes babacas/patetas/mensaleiros. Nós somos herdeiros de homens como Rubem Biáfora e Carlos Ortiz, não precisamos nos abaixar para eles.

Por isso, decidimos inovar e fazer o que as outras não fizeram: uma homenagem ao centenário do grande John Huston. Parecem que as outras andam dormindo e não vendo que um homem com a importância de Huston para o cinema não pode ser esquecido ou abandonado. Reunimos um longo dossiê do homem com diversos filmes do mestre.

Para realizar esse dossiê, reunimos quase toda a equipe ZINGU!, que agora conta com um novo integrante. É o cinéfilo Daniel Salomão Roque, da cidade de Osasco. Fã ardoroso da nossa publicação quis entrar no time e ficou. Para conferir o primeiro texto dele, basta ver o filme “Uma Aventura na África” no dossiê Huston. Se você também é nosso fã e quer colaborar conosco, faça como ele: nos procure.

Também pode ser conferido nessa segunda edição a primeira (que espero de muitas) participações do amigo, colaborador especial e cineasta Eduardo Aguilar. Espécie de free-lancer oficial da publicação, Aguilar faz um belo texto sobre seu filmes preferido de Huston: “Cidade das Ilusões”. Novas contribuições dele virão aguardem!

Mas como não nos resumimos ao cinema estrangeiro, muito pelo contrário e estamos preocupados com o cinema brasileiro nada melhor que correr atrás dos verdadeiros gigantes do cinema tupiniquim: os técnicos. Num bate-papo delicioso rendeu uma grande entrevista do lendário assistente de câmera CONCÓRDIO MATARAZZO, hoje infelizmente excluído da nossa sétima arte. Colaborador freqüente de Ody Fraga, Jean Garret, Cláudio Portioli, David Cardoso e outras cobras criadas, Conca Matarazzo é um verdadeiro gigante. Pra quem gosta de cinema do cinema da Boca do Lixo e de grandes histórias, a entrevista se torna imperdível.

Para contextualizar a entrevista de Conca, se soma um artigo escrito por mim sobre os assistentes de câmera da Boca. Trata-se de um tema virgem, realizado sobre grande pesquisa (muitas horas de IMDB...) e feito com grande paixão sobre o nosso cinema.

Outra coisa fantástica que está nessa edição é o Musas Eternas sobre a fantástica Rossana Ghessa feita pelo grande Sérgio Andrade. Serjão, um dos membros mais importantes do nosso time. Falando em cinema nacional, é legal conferir também a coluna Estranho Encontro de Andrea Ormond que está show de bola sobre o clássico “Ódio”, considerado por muitos o melhor filme do ator/produtor/diretor Carlo Mossy.

Um dos grandes pontos fortes da nossa equipe é Gabriel Carneiro. Editor de arte e fotógrafo oficial da publicação, ainda arrumou tempo pra fazer sua sensacional e talentosa sessão O Que A Crítica Sabe ?!”. Nessa edição ele desmistifica ninguém mais, ninguém menos que Godard e seu “Alphaville” que roubaram o Urso de Prata em Berlim do fantástico “Vereda da Salvação” de Anselmo Duarte. Confiram ele também no dossiê de Huston, falando do clássico “Falcão Maltês”, considerados por muitos o melhor filme do diretor americano. Sua namorada Melody Westerna, também não passa em branco e faz mais uma de suas talentosas colunas a “Anti-Musas”, detratando agora Keira Knightley.

Outro gigante da nosso time, Marcelo Carrard, esteve no Festival de Cinema Extremo de Porto Alegre e também deu sua contribuição a revista falando do cinema extrema sempre em grande estilo.

Amigos: tentem responder o quiz. Nossa redação fez uma vaquinha e quem acertar ganha uma tubaína de dois litros. Abraços, e até dezembro !

Matheus Trunk.
Editor-chefe da Zingu!



<< Capa