html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Coluna do Biáfora

Cinema Paulista

Por Rubem Biáfora, artigo selecionado por Sergio Andrade

“Devem ter começado ontem as filmagens do quinto longa-metragem escrito, dirigido e co-produzido por Juan Bajon. Uma das associadas e também a empresa distribuidora é a “Brasil Internacional Cinematográfica” de Alfredo Cohen. A história gira em torno de um crime realmente ocorrido por aqui, quando um jovem participou do seqüestro do amigo íntimo, ficou vigiando-o em seu esconderijo e com a frieza que caracteriza certo tipo de gente, calmamente explicou-lhe que teria de matá-lo, o que aliás fez. Eram filhos, respectivamente, de um industrial e seu gerente na firma e conviviam desde a infância. Bajon volta assim a mexer em assuntos inusitados (inusitados?), como os de “O Estripador de Mulheres”, “Colegiais e Lições de Sexo” e “A Noite das Depravadas” e mesmo “Fantasias Sexuais”. O iluminador será de novo Antonio Ciambra. No elenco, noticia-se Denis Derkian, Alba Valeria, José Toledo e Tadeu Menezes.

***

Walter Hugo Khouri, já de volta do festival de Cannes e de uma breve passagem pela França e Itália, retornou à parte mais pessoal e difícil da montagem de “Amor, Estranho Amor”, que ele dirigiu para a Cinedistri e para o jovem produtor Aníbal Massaini Neto. A fotografia, como sempre, é do explêndido Antonio Meliande. No elenco, Vera Fischer, Otávio Augusto, Pedro Paulo Hatheyer, Mauro Mendonça, Matilde Mastrange, Renée Casemart, Walter Forster, Tarcisio Meira, Marco Ricciardi, José Lucas, Iris Bruzzi e muitos outros.

***
José Antonio Garcia, já refeito do acidente automobilístico que sofreu este ano, logo em seguida à impressionante surpresa e à consagração crítica de seu primeiro longa-metragem “O Olho Mágico do Amor”, juntamente com seu sócio e inseparável companheiro de realização Ícaro Martins, está adiantando o roteiro de “Corpo e Alma”, o próximo filme a ser dirigido pela dupla.

***

Da mesma forma, outra recente revelação do cinema paulista, Jair Correia, o autor do também excepcional “Duas Estranhas Mulheres”, trabalha ativamente no script do seu novo filme, ainda sem título.

***

Outro paulista, Alfredo Sternheim, vem de terminar as rodagens de “Brisas do Amor”. A produção é da Olympus Filmes do mesmo Adone Fragano, o bem-sucedido produtor de “O Olho Mágico”. No elenco, Luis Carlos Braga, José Lucas, Tadeu Menezes.
***
Já terminado, com cartaz e folheto publicitário prontos e possivelmente voltando da censura, o mais recente filme dirigido e escrito por Jean Garret: “Karina, Objeto de Prazer”. O papel central é de Angelina Muniz.
***

O filme de David Cardoso que a “Ouro” está se apressando para lançar – no circuito Marabá, é claro – intitula-se “Mulher Tentação”. Muitas atrizes no elenco, entre elas Sandra Graffi.
***
Circulam notícias que o produtor Aníbal Massaini e o diretor Silvio de Abreu, em vista do êxito comercial (e até apoio jornalístico e crítico) de “Mulher Objeto”, estão preparando ou pensando em uma seqüência que se intitularia “Mulher Objeto II”. Helena Ramos, com toda a certeza, será a protagonista.

***

A “Alfa Filmes”, a distribuidora de Fauzi Mansur, tem três filmes para lançamento, agora que a Copa do Mundo já chega à sua última fase.

Um é “O Cântico do Sexo Profundo”, roteiro e direção de Valdir Kopesky. O outro, “Sadismo”, três histórias intercaladas numa narrativa una, com Arthur Rovedeer, Sérgio Hingst, Rubens Pignatari, Alain Fontaine, Ana Maria Kreisler e a bela e vivaz Fátima Maluf. E o terceiro é “A Inversão Sexual”, comédia sobre a troca de papéis no plano doméstico e do serviço na rua entre homens e mulheres. No elenco, a citada Fátima, a falecida Lola Brah, Serafim Gonzalez, Arlindo Barreto, Enio Gonçalves. Os dois últimos são as mais recentes produções-direções de Fauzi.”

*Texto publicado originalmente em 04/07/1982, no jornal O Estado de S. Paulo.



<< Capa