html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Dossiê José Mojica Marins

Entrevista com José Mojica Marins

Parte 3: Mojica e o futuro

Por Gabriel Carneiro, Raphael Carneiro e Stefanie Gaspar
Fotos: Gabriel Carneiro

Zingu! - No ano passado houve a mostra organizada pelo Eugênio Puppo, em comemoração aos 50 anos da sua carreira, e o que mais marcou nesse evento foi a finalização d’A Praga...

José Mojica Marins - Está finalizada e não, porque ela tem 1h08, e nós vamos fazer ainda 20 minutos.

Z - Para estrear comercialmente?

JMM - Para o ano que vem a fita estrear no circuito comercial. Mais 20 minutos para ficar com metragem de longa.

Z – Muita coisa foi filmada para a metragem atual?

JMM - Filmamos pouquíssima coisa a mais, só a cena da menina levou um tempão, mas ficou um efeito muito grande, ela entrando dentro do estômago do outro. E eu narrando as histórias de cabeça. Agora vamos fazer um tipo de um prólogo, em que mostramos como eram os anos 1980 e aonde chegamos na conclusão de fazer A Praga.

Z - O filme já tem distribuidor?

JMM - Ainda não. Mas eu acho que se Encarnação do Demônio estourar, vai ter. Temos que torcer pra que Encarnação estoure. Em outubro, eu devo estar em Barcelona, para o Festival de Sitges, e aí eu vou pro Paraná, que também tem um puta de um festival e uma organização chamada José Mojica Marins, e como os dois festivais caem na mesma data, eu vou pra Barcelona e fico de dois a três dias e depois vou pro Paraná.

Z - Há previsão de relançar outros de seus filmes em DVD?

JMM - A primeira caixa está esgotada pela terceira vez, então eu acho que vou partir para a segunda, e a previsão é para 2009, depois do meio do ano, com A Estranha Hospedaria dos Prazeres, Inferno Carnal e quem sabe Exorcismo Negro, a continuação de Finis Hominis, Quando os Deuses Adormecem...

Z - E o programa de TV O Estranho Mundo do Zé do Caixão? Vai até quando?

JMM - É um sucesso. Ele vai até abril - eu gravei antes pra poder viajar -, mas há a intenção de renovar, segundo André Barcinski.

Z - Quem escolhe os entrevistados?

JMM - Eu dou alguns nomes, eles sugerem outros... eu acho que só tem vindo gente boa.

Z - Será que sai em DVD a série?

JMM - Eu devo negociar isso hoje [dia 09/08/08]. Acredito que na semana que vem terei uma resposta, mesmo porque eu também queria lançar em DVD.

Z - O que você achou da biografia escrita pelo André Barcinski e pelo Ivan Finotti, Maldito?

JMM - O livro já está esgotado, o povo anda pedindo e vamos ver se eles fazem algumas alterações. Eu acho que até 1971, 1972 está legal, mas depois disso eles começam a colocar algumas coisas que não têm nada a ver. Eles fizeram 400 entrevistas, e, entre eles, muitos inimigos meus, e eles de repente falaram coisas erradas. Quem era vilão se tornou herói, e quem era herói virou vilão. Eu fiquei muito chateado. O negócio da minha esposa está satirizado, não foi assim que aconteceu. Isso foi falado por inimigos. Quando o livro estava prestes a ser lançado, eu mandei as correções, mas eles não acataram. Está legal até 1972, dali em diante tem algumas coisas que eu não aprovo. Temos que fazer a segunda edição para melhorar isso. Agora, o documentário dele sim é legal. Ele ganhou prêmios grandes, e era o que eu queria.

Z – Como anda a produção em quadrinhos do Zé do Caixão? Tem alguma previsão de relançamento dos quadrinhos originais?

JMM - Olha, eu fiquei apaixonado pelo Prontuário 666. Muito legal, eu gostei. Precisamos sentar e ver a viabilidade de relançar os quadrinhos, mas eu acho que o Samuel Casal agora tem que fazer os 10 anos em que o Zé passou no manicômio, porque já tem os 30 na cadeia. Eu achei o desenho muito bom, muito legal. E eu trabalhei como consultor, então eu acho que ano que vem a gente já lança os 10 anos que ele passou no manicômio, que vai ser mais forte ainda. O Zé já é louco, no meio de loucos então, vai ser muito bom.

Z - Você tem projetos para o futuro?

JMM - Vai depender do público. Tem O Devorador de Olhos, que poderia ser outra produção, mas pode ser que haja até uma continuação de Encarnação do Demônio, dependendo de hoje e amanhã na bilheteria [dias 09 e 10 de agosto].

Parte 2




<< Capa