html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Dossiê André Klotzel

Entrevista com André Klotzel
Entrevista e fotos por Gabriel Carneiro

André Klotzel é um dos cineastas paulistas mais importantes dos últimos 25 anos. É dele A Marvada Carne (1985), que ganhou Gramado, foi para Cannes, e levou pouco mais de 1 milhão de pessoas ao cinema, na década de 1980, anos de crise de nossa produção.

Formado em cinema na ECA, Klotzel teve suas primeiras experiências profissionais na Boca do Lixo, trabalhando principalmente com Adriano Stuart. Depois, foi trabalhar com Nelson Pereira dos Santos. Nessa época, realizou os curtas-metragens Eva (1975), Os Deuses da Era Moderna (1977) e Gaviões (1981).

Integrante do chamado cinema da Vila Madalena, e um dos principais expoentes do jovem cinema paulista dos anos 1980 com seu A Marvada Carne, André Klotzel ainda iria concluir dois outros longas, Capitalismo Selvagem (1993) e Memórias Póstumas (2001), também vencedor em Gramado.

Paralelamente, realizou alguns curtas documentais, muito particulares e autorias, como Jaguadarte (1994), Brevíssima História das Gentes de Santos (1996) e O Bom Retiro é o Mundo (2003).

Está concluindo seu próximo longa, Reflexões de um Liquidificador. Em entrevista exclusiva para a Zingu!, André conta de seus primeiros contatos com o cinema, de A Marvada Carne, de seus filmes posteriores e de seu próximo longa-metragem.

Parte 1: ECA e Boca do Lixo, as primeiras experiências
Parte 2: A Marvada Carne
Parte 3: Pós-A Marvada Carne, os anos 90
Parte 4: Os anos 2000



<< Capa