html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Dossiê José Mojica Marins

Depoimentos

Por Gabriel Carneiro e Matheus Trunk

A carreira cinematográfica de José Mojica Marins iniciou-se nos anos 50. Bastante antes do surgimento da chamada Boca do Lixo, que, como local cinematográfico, só iria existir no final dos anos 60. Parte expressiva da obra do diretor foi realizada na Cinelândia paulista.

As tardes nas ruas do Triunfo, Aurora e Andradas tiveram a presença deste mitológico personagem do cinema brasileiro. Para entender melhor a participação de Mojica no cinema da Hollywood paulistana, Zingu! falou com doze diretores do período, muitos dos quais tiveram relação direta com ele, trabalhando em seus filmes, ou tendo Mojica como ator. São eles: Alfredo Sternheim, Carlos Reichenbach, Coriolano Rodrigo Montana, Francisco Cavalcanti, João Adauto Cardoso, João Callegaro, João Silvério Trevisan, Julius Belvedere, Luiz Castellini, Luiz Gonzaga dos Santos, Pio Zamuner e Rubens da Silva Prado.

Para buscar entender um pouco mais da persona de Mojica, fomos atrás de críticos de cinema e de pesquisadores de cinema brasileiro, modo a pensar melhor a carreira do homem. Esses têm um olhar que muitas vezes parece frio, mas que estão intimamente ligados a uma admiração profunda. A opinião de nomes atuais do cinema também foi buscada, de forma a dar seu parecer com distanciamento histórico. Caso de Andréa Ormond, Carlos Primati, Cid Nader, Francisco Cesar Filho, Nísio Teixeira e Rubens Ewald Filho.

Novos nomes se uniram ao cinema de Mojica com Encarnação do Demônio, confrontando diferentes gerações. Pessoas que de alguma forma devem ao cineasta veterano. Falamos com Paulo Sacramento e Cléo de Páris para contemplar esse novo mundo.

Depoimentos

Alfredo Sternheim
Andréa Ormond
Carlos Primati
Carlos Reichenbach
Cid Nader
Cléo de Páris
Coriolano Rodrigo Montana
Francisco Cavalcanti
Francisco César Filho
João Callegaro
João Silvério Trevisan
José Adauto Cardoso
Julius Belvedere
Luiz Castellini
Luiz Gonzaga dos Santos
Nísio Teixeira
Paulo Sacramento
Pio Zamuner
Rubens da Silva Prado
Rubens Ewald Filho
Foto de capa: Nísio Teixeira e Zé do Caixão, por Alexandre Mota



<< Capa